Macaé conquista primeiro lugar no estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

21/09/2015 17:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Robótica estimula aprendizado em alunos

Macaé demonstra mais uma vez sua vocação de capital do conhecimento. A cidade se destacou na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) conquistou o primeiro lugar na etapa estadual realizada na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Gávea), neste final de semana. Os vencedores participarão da fase nacional First Lego League-2015, de 29 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia (MG).

Além da equipe do Colégio Aplicação, o município conquistou ainda o terceiro lugar na competição, com a medalha de bronze para a Escola Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro). O êxito da rede municipal não para por aí. A turma da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) também trouxe para Macaé a medalha quanto ao quesito robustez, com destaque para o melhor protótipo de robô em segurança de montagem e estrutura. Os alunos receberam medalhas e certificados pelo Comitê Organizador da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Reconhecimento - Em outubro, todos os vencedores receberão a medalha Darcy Ribeiro em reconhecimento ao trabalho realizado. A iniciativa contemplará ainda alunos e professores com experiências e premiações de destaque.

Além da tecnologia, a robótica proporciona ao aluno uma formação mais ampla, que contribui no ensino de conteúdos transversais de disciplinas como Ciências, Física, Matemática, Geografia, História e até mesmo Língua Portuguesa.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - A OBR é uma das programações científicas que mais se destacam no país. A competição é promovida com o objetivo de enfocar a robótica como ferramenta para ajudar a aprender e oferecer aos alunos novas possibilidades e estímulos para o aprendizado, buscando a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica.

A fase final da competição acontecerá em paralelo a outras programações como Competição Brasileira de Robótica, Simpósio Brasileiro de Robótica, Mostra Nacional de Robótica e Workshop de Robótica Educacional.

O tema da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é “Resgate a uma vítima de um local sem acesso humano”. A etapa estadual contou com cerca de 40 alunos representantes das unidades municipais Sana, Polivalente Anísio Teixeira, Natálio Salvador Antunes e Colégio Aplicação (CAp).

Os robôs projetados e programados pelas equipes participaram de desafios voltados para situações do mundo real produzidos com sensores e estratégias, para garantir o percurso seguro do espaço de risco em que se encontra a vítima até a sala de resgate. Além disso, as equipes foram avaliadas quanto ao design de robôs e melhor desempenho coletivo, entre outros critérios que incentivam a ciência e tecnologia.

Colégio de Aplicação - Intitulada RoboCAp, a equipe se destacou entre representantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ao conquistar a medalha de ouro na fase estadual, o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé comprovou mais um vez seu padrão de excelência no Ensino Médio.

Iniciação à Robótica - Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do “Escola em Ação” com apoio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao programa #inovareaprender da secretaria de Educação. No município, o programa conta com sete estações de atuação.

São elas as unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Eda Daflon (Imbetiba), Sana e Natálio Salvador Antunes (região serrana), Elza Ibrahim e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros). O programa # Inovare Aprender é coordenado pela especialista e Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Luemy Ávila.


Fotos Relacionadas