Macaé conta com tecnologia a favor do ensino

04/05/2017 17:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Rede municipal prepara professores para atuar com tecnologia

Cada vez mais a tecnologia tem se tornado aliada do processo de ensino, conciliando aulas convencionais com atividades online nos espaços escolares. Para melhor capacitar os professores quanto ao uso de ferramentas tecnológicas, a rede municipal está com inscrições abertas para os cursos de Uso Ético, Seguro e Legal da tecnologia - Desafios da Educação na Era Digital; Introdução aos Recursos do Google para Educação (nível I) e Recursos do Google Drive para Mediação Pedagógica com a Web 2.0 (nível II). Cerca de 300 vagas estão sendo oferecidas. Os interessados podem se cadastrar no endereço eletrônico www.ntmmacae.com até dois dias antes do início dos cursos.

A programação é direcionada a todos os profissionais da educação, em especial, educadores que fazem uso de estratégias virtuais para contribuir com o processo de ensino. A associação da tecnologia ao aprendizado destaca o ensino híbrido, uma nova metodologia utilizada por professores, que busca unir o método tradicional — presencial, em sala de aula e com a mediação do professor —, com o aprendizado online, que utiliza as tecnologias incentivar os alunos nos estudos e contribuir com a permanência do estudante na escola.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional, Alex Bogado, o oferecimento de cursos voltados para tecnologia digital amplia a possibilidade de trabalhar com recursos além da sala de aula. "Nossos profissionais vão aprender a aplicar ferramentas tecnológicas, que não vão substituir recursos tradicionais, como cadernos, mas sim incluir instrumentos ao plano de ensino", conta.

Tecnologia é aprovada por professores e alunos

Em Macaé, a adoção da tecnologia é aprovada pelos professores da salas de aula e dos 38 laboratórios Proinfo (Ministério da Educação) que atendem estudantes do 1º ao 9º ano. Na Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) , 614 alunos participam de aulas que fazem uso de ferramentas digitais.

Andrea Bogado, que leciona a disciplina de Artes e a professora de laboratório Maria das Graças de Conti Rodrigues fazem parte do grupo de cerca de 70 professores, que utilizam as ferramentas tecnológicas no ensino.

Nas aulas de Artes, Andrea atende 250 estudantes. A professora que faz questão de enriquecer as aulas no laboratório de Informática admite que os alunos ficam muito mais curiosos e interessados diante das pesquisas e trabalhos específicos. "Percebi que a tecnologia é uma excelente ferramenta para os alunos terem acesso a diversos conteúdos. Estou trabalhando a cultura indígena e eles pesquisam imagens e a história.

Adeptos à tecnologia, os alunos Ester Crespo Maciel, Ângelo Azevedo de Freitas e Melissa Kanaan, de 11 anos, elogiam as aulas com uso de dessas ferramentas. "Aprendo com mais facilidade. A pesquisa fica mais prática", conta Melissa. Já a dupla Ester e Ângelo também aprova as aulas. Sempre juntos no laboratório, eles apostam na internet como facilitadora.

- Nossos professores são ótimos. Pesquisamos na escola e também em casa. Sabemos que tem gente que nunca mexeu em um computador e tablet. Mas, quem tem essa chance tem que aproveitar. A tecnologia nos deixa mais atualizados - , finaliza Ângelo.


Fotos Relacionadas