Macaé é destaque na fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

19/12/2014 16:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Natália dos Santos Rocha de Paulo ficou entre os 10 primeiros

A aluna da rede municipal, Natália dos Santos Rocha de Paulo, 13 anos, ficou entre os dez primeiros vencedores da fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A estudante, do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), foi uma das 38 selecionadas da etapa e está na lista dos oito representantes de cada região do país por gênero literário.

A macaense, que participou da etapa nacional em Brasília, é autora do poema “Este é meu lar- Um amor macaense”. Durante o evento, foram anunciados os vencedores nacionais da 4ª edição, com a presença de autoridades, familiares e representantes das escolas dos 152 finalistas. Além disso, os estudantes participaram de atividades específicas como passeios.

Natália ganhou medalhas de bronze e prata, o valor de R$ 300,00 em livros e um tablet durante a etapa regional, além de obras literárias do prefeito de Macaé, Dr Aluízio, e da secretária de Educação, Lúcia Thomaz. Também tornou-se um exemplo para alunos da rede municipal. “Estou muito feliz por participar da etapa regional e estar entre os dez primeiros lugares”, contou a estudante.

Educador destaque - Além dela, o professor, Wagner Trindade, único do país que conseguiu estar classificado junto com três alunos do Estado do Rio de Janeiro, representou os demais professores na solenidade. O educador é o único do país a contar com dois alunos na etapa nacional, Macaé e Tanguá. “Fiquei emocionado em poder representar os professores na solenidade oficial. Trabalhar com educação é um desafio. Tenho que parabenizar a todos que se dedicam pelo ensino”, comentou.

A etapa nacional também teve as presenças de familiares da estudante e da diretora geral da escola, Tatiane Galante. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a olimpíada possibilita o desenvolvimento de ações de formação de professores. Segundo ela, o objetivo é contribuir para a melhoria da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Orgulhosa, a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, disse que, por meio dos textos, diversos estudantes desenvolveram habilidades quanto à leitura e escrita. “A programação foi um reforço do estudo da Língua Portuguesa”, disse.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: poema, memórias, crônica e artigo de opinião. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A programação é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A Olimpíada tem como parceiros na execução das ações, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.