Macaé é referência em assistência pediátrica

01/08/2019 18:24:00 - Jornalista: Márcio Siqueira - assessoria do gabinete

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

A assistência pediátrica de alta complexidade de Macaé se integra a unidades do sistema público

A restruturação dos procedimentos de atendimento à população, através de investimentos focados na expansão das ações de atenção básica e modernização em procedimentos de média e alta complexidade, garantem a Macaé o reconhecimento de excelência em áreas estratégicas da rede pública de saúde, como a assistência pediátrica.

Ao constituir hoje um modelo de referência em saúde infantil, Macaé amplia o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias de internação pediátricas, seguindo assim uma realidade contrária a saúde nacional.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apontam que em nove anos, as redes pública e privada de Saúde reduziram em 16 mil o número de leitos para assistência infantil. Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias para internação e observação de até 24h foram fechadas em hospitais de capitais de Estado e cidades de referência.

Atualmente, o Hospital Público Municipal mantém seis leitos de UTI pediátrica, sendo quatro credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Outros dois são mantidos com recursos próprios da prefeitura. Além disso, o HPM mantém um leito UTI pediátrico de isolamento e mais 14 leitos infantis de observação. O Hospital conta ainda com 12 macas na enfermaria pediátrica, equipadas com sistemas de controle de hipotermia e outra no setor de enfermagem pediátrica. Na ala de observação, são mantidos 27 leitos de enfermaria e mais dois dedicados ao isolamento.

No Hospital da Serra, em Trapiche, a prefeitura mantém três leitos.

A assistência pediátrica de alta complexidade de Macaé se integra a unidades do sistema público, que garantem a regularidade de campanhas de vacinação, cobertura farmacêutica, e outros procedimentos que ampliam a cobertura mantida pela prefeitura.

“O acesso do paciente à rede pública de saúde tem como premissa o acolhimento e a eficiência. A ampliação do serviço segue a realidade e as características da população, o que exige do poder público um planejamento constante e a busca contínua por qualidade. Esse é o nosso objetivo”, aponta o prefeito Dr. Aluizio.