Macaé Facilita já movimentou R$ 200 mil em operações de crédito

06/04/2006 16:10:10 - Jornalista: Simone Noronha

Inaugurada em janeiro, a agência de serviços e crédito municipal Macaé Facilita já realizou cerca de R$ 200 mil em operações de crédito. O levantamento feito pela equipe da agência aponta que, no mês de fevereiro, foram quase 400 atendimentos, a maioria - 55% - para moradores dos bairros Aeroporto, Barra e adjacências. O projeto está dando tão certo que já começou a chamar a atenção de outras prefeituras, interessadas em conhecer o Macaé Facilita.

- Isso mostra o sucesso do nosso projeto. Estamos atingindo nosso objetivo, que é de facilitar a vida dos moradores de bairros mais distantes do Centro -, comenta o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira. O serviço mais solicitado no Macaé Facilita está sendo a procura pela concessão de créditos, que corresponde a 46,32% dos atendimentos.

Em segundo lugar, está o cadastramento de currículos, visando o ingresso no mercado de trabalho – 37,53%. “Os demais atendimentos são emissão de guias para o pagamento de alvará e outros tributos, informações sobre os serviços da prefeitura, orientação e apoio à mulher, ao agricultor, ao pescador e ao pecuarista, bem como, ao planejamento de negócios”, informou o assessor de Projetos Econômicos do Fumdec, Raimundo Neto.

Além dos bairros próximos da agência Barra, o Macaé Facilita recebe moradores, não só de outros bairros, mas dos distritos da região serrana, como Glicério e Córrego do Ouro, e até de cidades vizinhas, como Carapebus, Rio das Ostras e Conceição de Macabu. “Este fato demonstra que estamos no caminho certo em descentralizar os serviços”, lembra Jorge Siqueira. A prefeitura vai construir mais agências do Macaé Facilita. As próximas serão na região serrana (Sana / Córrego do Ouro). Numa segunda etapa, serão instaladas agências na Aroeira, Aeroporto e Visconde de Araújo.

Brasília – O presidente do Fumdec e o assessor de Projetos Econômicos representaram Macaé na semana passada, em Brasília, durante a Confederação Internacional da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que teve a participação de cerca de 70 países.

O tema principal do evento foi a dificuldade mundial de financiamento para pequenas e médias empresas. “Pelo que vimos na Conferência, Macaé está no caminho certo. A proposta do Macaé Facilita está de acordo com o que o mundo econômico pensa. Estamos reunindo em um só lugar todos os serviços que facilitam a vida da população e do pequeno empreendedor”, comenta Jorge Siqueira.

Facilidade – O projeto do Macaé Facilita é uma parceria entre o Fumdec e as secretarias de Fazenda; Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia; Trabalho e Renda; a Fundação Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Agrape); Coordenadoria dos Direitos da Mulher, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Viva Cred, Banco do Brasil e Itaú.

A secretaria de Fazenda oferece na agência os serviços de orientação e emissão de guia para pagamento de Alvará, ISS, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), orientação para abertura de empresas, consultas a fiscais de tributos e de postura (informações a ambulantes e autônomos), emissão de Nota Fiscal Avulsa e parcelamento de débitos como ISS e IPTU. A agência descentralizou o atendimento do Paço Municipal e desafogou o atendimento na sede, personalizando à população da Barra os serviços.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher orienta as mulheres sobre condições para obtenção de linhas de crédito, além de divulgar informações sobre saúde, educação e legislação. Já a Secretaria de Trabalho e Renda realiza o cadastro de trabalhadores, objetivando encaminhá-los ao mercado de trabalho, oferece cursos e palestras; emissão de currículos; fornece orientação profissional explicando sobre a maneira de se portar em processos seletivos e como elaborar um currículo. Em breve, emitirá carteira de trabalho em parceria com o Ministério do Trabalho.

A Agrape oferece assistência técnica em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e promove cursos de capacitação. Em conjunto com o Banco do Brasil facilita a aprovação do crédito para produtores rurais e pescadores. A Secretaria de Indústria e Comércio, através de convênio com o Sebrae, auxilia os empreendedores na montagem de projetos visando reduzir o risco dos empreendimentos e facilitar a liberação de financiamentos.

Visando facilitar ainda mais a vida do cidadão macaense, o Fumdec está buscando novas parcerias. Já estão em negociação convênios com a Ampla, Banco Popular do Brasil e Correios.