Macaé ganhará Nova Feira da Praça Veríssimo de Melo

26/01/2015 17:46:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Proposta é favorecer a economia de Macaé

A feira da Praça Veríssimo de Melo, que acontece toda quinta-feira, das 16h às 22h, recebe projeto de reformulação. A prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com diversos órgãos da gestão municipal, realiza ações de capacitação, formalização e padronização de barracas e uniformes dos 51 expositores do evento, que faz parte do calendário do município há quase 20 anos.

A expectativa é que a Nova Feira da Praça Veríssimo de Melo seja inaugurada no mês de março. Nesta segunda-feira (26), por exemplo, vários representantes participaram do curso "Boas Práticas de Alimentos", com palestra da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa), ministrada pelo diretor de Alimentos, Croif Monteiro, no Centro Administrativo Luiz Ozório (Cealo).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, afirmou que a proposta é favorecer a economia de Macaé, com o fortalecimento dos microempreendedores, além de gerar emprego e renda. "Estamos há dois meses nos reunindo com os expositores e, entre os objetivos, definimos um modelo de padronização e capacitações necessárias. A Feira é um ponto de encontro não só dos macaenses, assim como da população flutuante que passa pela cidade. Além disso, é um negócio que movimenta diversos setores da economia do município. Com isso, a ideia é agregar valor aos produtos e atrair, cada vez mais, novos consumidores", disse Vandré.

A formalização traz várias vantagens aos feirantes. Entre elas, direito previdenciário; linhas de crédito com juros baixos; reconhecimento como pessoa jurídica, emissão de nota fiscal e, assim, a possibilidade de fornecimento para empresas e órgãos públicos, por meio de licitações. Já a padronização de barracas e uniformes busca melhorar a identidade visual da feira e, também, propor um reconhecimento estético de macaenses e visitantes, proporcionando credibilidade e organização.

Para a presidente da Associação da Agroindústria Familiar de Macaé (Afam), Sueli Cristina da Silva Batista, a medida é uma oportunidade de apresentar aos consumidores uma nova feira. "Estamos ansiosos para aumentarmos a lucratividade, já que nos últimos cinco anos nossas vendas caíram cerca de 50% com a falta de organização. Estou apostando nisso para viver somente da renda da feira e o que ela ainda pode me proporcionar, pois acaba sendo um cartão de visita para os empreendedores. Meu desejo é abrir um buffet e a feira se apresenta como porta de entrada", conta Sueli, que comercializa produtos light e crepe desde 2004.

- A capacitação quanto à manipulação dos alimentos tem por finalidade assegurar que os produtos fornecidos à população estejam em boas condições e, desta forma, evitar contaminação e riscos à saúde para os consumidores. A iniciativa visa tornar a feira como uma referência turística na região, com uma estrutura mais apropriada para a exposição de mercadorias, frisa o secretário.

Os expositores também participaram de quatro oficinas "SEI" do Sebrae, um conjunto de soluções para a capacitação do microempreendedor individual: comprar, vender, administrar e planejar. O projeto da Nova Feira tem, ainda, parceria com as secretarias de Limpeza Pública e Manutenção, Mobilidade Urbana e Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emip).



Microcrédito

A Prefeitura de Macaé, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social criou o programa de Microcrédito Produtivo Orientado, "Macaé aCredita em você". Trata-se de uma linha de crédito exclusiva para empreendedores, com as melhores taxas do mercado para capital de giro, aquisição de mercadorias, equipamentos e financiáveis à atividade empreendida. Os valores são de R$ 300,00 à R$ 15.000,00, com financiamento de até 100% dos itens. O prazo para pagamento é de até 24 meses e o crédito está sujeito a análise. Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência.


Fotos Relacionadas