Macaé investe em formação profissional para atender nova fase de oportunidades

25/11/2019 16:10:00 - Jornalista: Márcio Siqueira - assessoria do gabinete prefeito

Foto: Bruno Campos

A grade dos 12 cursos que serão abertos no próximo ano segue indicadores apontados pelas próprias empresas

Cerca de 1,2 mil vagas de cursos técnicos serão abertas pela Prefeitura de Macaé em 2020, com objetivo de formar e aperfeiçoar a experiência de profissionais que atenderão, de forma direta, a demanda de empresas que chegam ao município para participar da nova fase do mercado do petróleo, além das oportunidades criadas também pela produção do gás natural.

As formações serão realizadas pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e atenderão apenas profissionais residentes em Macaé que participarão de aulas teóricas e atividades práticas, em empresas ou instituições de ensino especializadas na preparação de mão de obra que atende a indústria offshore.

A grade dos 12 cursos que serão abertos no próximo ano segue indicadores apontados pelas próprias empresas, que já participam dos processos de licenciamento do novo porto da cidade e a instalação das usinas termelétricas.

A formatação do processo de criação das vagas e inscrição dos candidatos foi definido nesta segunda-feira (25) pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Leonardo Gomes, e pela secretária adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes.

“A cidade vive um novo momento. Macaé voltou a gerar empregos diante do reaquecimento das atividades, que são a base da nossa economia. Agora, é preciso auxiliar que os profissionais da cidade sejam a força que vai reconstruir o caminho do nosso progresso”, avaliou Leo Gomes.

A expectativa do Cetep é que as inscrições sejam iniciadas em janeiro, para que as formações comecem em março.

“Estamos nos preparando para formar profissionais que atenderão as empresas que participam hoje da nova fase da economia regional”, afirmou Leandra.

Confira os cursos que serão criados pelo Cetep

Caldeireiro Industrial, Eletricista Predial, Escalador Industrial, Homem de Área, Mecânico de Manutenção, NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, NR 11 – Movimentação de Cargas, NR 18 – Montador de Andaimes, NR 33 – Trabalho em Espaço Confinado, NR 35 – Trabalho em Altura, Pintor Industrial e Soldador Industrial.


Fotos Relacionadas