Macaé lança Boletim da Vigilância Socioassistencial

24/07/2021 08:59:00 - Jornalista: Julie Silveira

O Boletim é mais um instrumento de fortalecimento da gestão democrática

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), por meio da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), lançou o boletim da vigilância socioassistencial. É um informativo eletrônico destinado a todos os atores sociais envolvidos com a política de assistência social no município.

De acordo com a gestora do SUAS, Darana Carvalho, a iniciativa pretende retratar, através de dados, indicadores, informações e/ou análises, as situações de riscos e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos nos territórios do município, bem como informações pertinentes ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços socioassistenciais.

"O informativo ainda oferece a todos os interessados o acesso à informações preciosas sobre o funcionamento dos serviços, acesso a serviços e outras informações relevantes. O material será editado quadrimestralmente e em cada edição estaremos apresentando uma seleção de ações que foram destaque no período correspondente", destacou Darana.

O Boletim é mais um instrumento de fortalecimento da gestão democrática, o que permite transparência, acesso à informação e interação com seus usuários. Através destes dados, também, o gestor da política poderá conhecer as vulnerabilidades e demandas do público da assistência social e pensar em estratégias de ações integradas, em consonância com as necessidades apresentadas pela população.

O Boletim número 1 apresenta as informações referentes aos atendimentos e serviços realizados nas Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro POP e Programas Sociais de Transferência de Renda e Programas Sociais Municipais, referentes ao ano de 2021.