Macaé no circuito nacional das paradas gays

02/10/2005 17:47:14 - Jornalista: Catarina Brust

A I Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) reuniu cerca de 5 mil pessoas neste domingo (2) na orla da praia dos Cavaleiros. O evento, que contou com o apoio da prefeitura de Macaé e MacaéTur, foi realizado pela ong Milagre da Vidda e movimentou a cidade que recebeu participantes de Cabo Frio, Itaboraí, Rio de Janeiro, Noruega, Suíça, Rio das Ostras e outras localidades. A cantora Gretchen fez o show de encerramento do evento.

A concentração dos participantes da parada começou por volta das 11h, noTrevo da Petrobras, no bairro da praia Campista. Aos poucos o movimento foi crescendo e reunindo um grande número de pessoas animadas ao som de um trio elétrico. Vários gays fantasiados chamavam a atenção do público. Um grupo de Itaboraí, no Rio de Janeiro, veio a caráter: uma de fadinha cor de rosa, uma de gata, uma de socialite e outra de Lord Strick (da peça “A Lenda da Mãe Natureza”). “Participamos de paradas no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora. Viemos também prestigiar o evento de Macaé”, disse Lord Strick.

O Moto Clube de Macaé foi o abre alas da I Parada GLBT, que saiu por volta das 14 horas do Trevo da Petrobras. Paulo Muros, diretor de comunicação do Moto Clube, ressaltou que os gays merecem respeito e carinho e principalmente devem ter direitos iguais. Olga Nemes Rios, da ong Milagre da Vidda, lembrou que a parada de Macaé entrou para o calendário oficial das paradas gays do Brasil.

“Durante oito anos eu fui coordenadora do programa DST/AIDS de Macaé. Saí, mas continuo fazendo um trabalho junto à comunidade gay. Minha missão é ajudar as pessoas que vivem com Aids”, disse Olga.

O representante do Cabo Frio Free, Claúdio Lemos, pediu apoio e manifestações em prol da ação civil que tramita no Congresso Nacional, que pede direitos iguais para os gays. “Fazemos as mesmas coisas que as outras pessoas, mas não temos os mesmos direitos”, disse.

Ao som de “I will surviver”, de Gloria Gaynor, a I Parada do orgulho GLBT começou a percorrer a orla da praia dos Cavaleiros. Uma multidão animada, composta por gays, drag queens, simpatizantes, heteros acompanhou o percurso do trio elétrico. A bandeira “raibow flag”, bandeira do arco íris que é a marca oficial do movimento gay, com 15 metros, foi estendida sobre a multidão que seguia atrás do trio.

Durante o percurso até a praia do Pecado, a multidão acompanhou animada a I parada GLBT. A drag queen macaense Luna Galtieri, acompanhada dos go go boys, Bruno, Patrick e Wagner, do Rio de Janeiro, deram um show em cima do trio elétrico.

Enquanto eram distribuídas cerca de 20 mil camisinhas para os participantes da parada, a cantora Gretchen subiu no tio elétrico e animou a galera que acompanhou a I Parada do Orgulho GLBT de Macaé.