Macaé participa da 11ª Primavera dos Museus

13/09/2017 16:55:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Rogério Peccioli

Abertura da exposição será nesta segunda-feira, no Solar dos Mellos, às 18 horas

O tema da 11ª edição da Primavera dos Museus, que acontece este ano, é um convite à reflexão sobre a construção de trajetórias, processos e resultados da presença e atuação dos museus junto às comunidades. Sede do Museu da Cidade de Macaé, o Solar dos Mellos, guardião da história da cidade, receberá o público para celebrar a nova Primavera, entre os dias 18 a 21 de setembro, inserindo na programação festiva exposição, esquete, palestras e apresentações musicais.

Os museus têm muitas e diferentes memórias, que merecem e necessitam ser reveladas e preservadas. Ao fazer um percurso cronológico, é válido lembrar que no próximo ano se comemora os 200 anos de criação da primeira instituição museal brasileira - o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro. Desde então, milhares de museus foram fundados no Brasil. O Instituto Brasileiro de Museus tem mapeado cerca de 3,7 mil deles e, cada um carrega histórias, contextos, objetivos e memórias. Exatamente por isso, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) escolheu o tema Museus e suas Memórias para comemorar a 11ª Primavera.

Responsável pela organização e divulgação do evento em todos os estados, o Ibram destaca nesta edição a importância de valorizar a memória institucional como elo essencial na ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação - que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais - e que tem no museu um importante ponto de conexão. Tendo em vista que esses patrimônios se constituem não apenas de edifícios e acervos, mas também de memórias e histórias, cuja extroversão se dá por meio do trabalho museológico, como as exposições e as interações com o público.

Programação

Dia 18 (segunda-feira)


19h - Abertura da Exposição, seguida da palestra "Museus e suas Memórias".

Palestrante: Fabiana Costa Dias - mestre em gestão de documentos e arquivos pela UFRJ, graduada em História e Arquivologia

20h - Apresentação da Escola de Música com Bossa e Jazz.

Dia 19 (terça-feira)

19h - Palestra "Memória Social".

Palestrante: Meynardo Rocha - doutorando em Memória Social pela UniRio, mestre em História Social, graduado em História

20h - Apresentação Teatro da Emart, com a esquete "Lenda de Santana".

Dia 20 (quarta-feira)

19h - Memória da Notícia.

Palestrante: Armando Barreto - jornalista

20h - Apresentação de Chorinho da Secretaria Municipal de Cultura.

Dia 21 (quinta-feira)

18h - Palestra: Museus e suas Memórias.

Palestrante: Prof. Ricardo Meirelles - graduado em História

19h - Apresentação da Camerata de Violões (EMART).