Macaé participa de conferência de tecnologia nos EUA

28/04/2005 17:36:39 - Jornalista: Eny Maria Rios

O assessor especial da Secretaria de Planejamento, Adrian Mussi, e o assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado, participam de segunda a quarta-feira (2 a 4 de maio) da Convenção das Cidades Digital W2i (W2i Digital Cities Convention), na Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O evento, liderado pelo governo local, tem como objetivo discutir a tecnologia de transmissão de dados sem fio.

O convite para a participação no evento foi enviado ao prefeito Riverton Mussi (PSDB) e à Secretaria de Ciência e Tecnologia. No entanto, o prefeito e o secretário da pasta, Guilherme Jordan, não poderão ir por estarem na mesma data em Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos, na Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira de petróleo do mundo. Desta forma, o município está enviando para a W2i Digital Cities Convention dois representantes.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, o evento vai abordar o governo eletrônico, que é a administração pública integrada por meio de informática em um único sistema. “Trata-se de administrar usando ferramentas tecnológicas na área de Tecnologia da Informação e a aplicação delas no governo”, ressaltou o secretário, acrescentando que o governo eletrônico permite a administração integrada em um único banco de dados.

Jordan destacou que no evento estarão presentes representantes de cidades do mundo todo, que têm projetos avançados de tecnologia de ponta e governo eletrônico e o impacto desta tecnologia na administração pública. “Macaé vai participar de uma discussão internacional, o município estará junto com cidades do primeiro mundo discutindo projetos parecidos”, disse.

Na avaliação do secretário, o governo municipal está avançando na busca da tecnologia e no desenvolvimento administrativo. “O prefeito está conduzindo a gestão como se fosse uma cidade de primeiro mundo em um país de terceiro mundo”, comentou.

Os participantes do evento vão compartilhar e documentar as melhores práticas entre os que adotaram o sistema de banda larga sem fio recentemente e facilitar a interação de compradores e vendedores por meio da mostra de soluções integradas e estudos.

Além disso, a convenção vai oferecer uma plataforma para os investidores explorarem e desenvolverem investimentos de inovação e cenários de implementação. Será fornecido também conhecimento básico e ferramenta para permitir os usuários em potencial ter informações da nova tecnologia.

No evento, serão discutidas questões como a oportunidade de adotar o sistema de banda larga sem fio tanto para parcerias públicas como privadas; o cenário de investimento; o apoio do governo na adoção da banda larga sem fio; o desenvolvimento da infra-estrutura desse sistema e a melhoria do serviço aos cidadãos com a implantação do sistema. Além disso, expositores individuais farão demonstrações e aplicações do sistema.