Macaé participa de oficina estadual sobre febre amarela

15/12/2017 13:39:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Arquivo Secom

Com a proximidade do Verão, as pessoas não imunizadas contra a febre amarela devem procurar a Casa da Vacina

Representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde; da Guarda Ambiental e da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade participarão, na próxima segunda-feira (18), da "Oficina de Trabalho - Febre Amarela", no município de Guapimirim. O encontro tem o objetivo de preparar as equipes de campo para as situações relacionadas à doença, questões de saúde ambiental e, em especial, à fauna silvestre.

A oficina é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, Fiocruz, ICMBio, Inea, CPRJ e Secretaria do Meio Ambiente de Guapimirim. Participam do evento técnicos da Vigilância Ambiental Municipal, guardas parques, monitores ambientais, agentes de saúde, gestores de unidades de conservação, profissionais de saúde de diversos municípios.

Os participantes irão conhecer a atualização do cenário da febre amarelo no Estado do Rio de Janeiro, além de treinamento para o desenvolvimento de ações de vigilância integrada, destacando os procedimentos para identificação de epizootias, notificação às secretarias de saúde municipais, coleta de primatas, uso do aplicativo SISS-Geo, com vistas a realização de vigilância passiva.

Conheça a programação:

8h30 – Inscrições

9h – 9h20 – "Atualização sobre a Febre Amarela no estado do Rio de Janeiro". Mario Sérgio Ribeiro – Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do estado do Rio de Janeiro

9h40 – 10h - "Os Primatas Não Humanos do Rio de Janeiro e sua importância para vigilância da Febre Amarela no Estado do Rio de Janeiro". Cristiane Rangel – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

10h20 – 10h40 – "Estratégias para vigilância, prevenção e controle". Grupo Técnico de Arboviroses, Ministério da Saúde.

10h20 – 10h40 –"O SISS-Geo como ferramenta “online” de monitoramento de fauna e epizootias". Marcia Chame - Fiocruz

10h40 – 11h - "Discussão e apresentação da dinâmica do treinamento em grupos".

12h50 - 14h10 - Grupos de Trabalho

14h10 – 15h - Plenária com a apresentação do Planejamento participativo de vigilância de epizootias 2018


Fotos Relacionadas