Macaé premiada como cidade mais dinâmica do Estado

02/03/2005 17:42:34 - Jornalista:

O progresso de Macaé nas áreas de educação, longevidade e renda foi destaque nacional nesta quarta-feira (dia 2). A cidade ganhou o título de “Município mais dinâmico do Estado do Rio de Janeiro”, avaliado pelo jornal Gazeta Mercantil, com base na evolução do IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). O prefeito Riverton Mussi (PSDB), o ex-prefeito Sílvio Lopes (PSDB) – chefe do executivo quando os critérios foram analisados – , os vereadores Pedro Reis e Maria Helena Salles (ambos PSDB e ex-secretários) e o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, participaram da solenidade, em Brasília.

- O prêmio é um reconhecimento do avanço que Macaé teve ao longo da administração do ex-prefeito Sílvio Lopes – destacou Riverton, acrescentando que o município tem uma meta de crescimento iniciada na administração passada que ele vai manter e ampliar. Para isso, o prefeito afirmou que vai intensificar investimentos nas áreas de educação, saúde, saneamento e habitação.

O IDH varia de zero, o que representa nenhum desenvolvimento humano, a um, o desenvolvimento humano total. Em Educação, foram analisados resultados de alfabetização e taxa de matrícula. Em Longevidade, a expectativa de vida ao nascer e em Renda, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita.

Segundo o prefeito, o prêmio de Macaé não aconteceu por acaso. “Existe todo um trabalho a ser seguido”, disse. Ele frisou que pretende manter e melhorar o nível de atendimento na saúde, na educação, aumentar os serviços de saneamento e urbanização dos bairros e equacionar os problemas de habitação.

O ex-prefeito Silvio Lopes afirmou que o título que Macaé conquistou é o reconhecimento de um trabalho sério colocado em prática. “Agradeço ao povo e aos secretários que ajudaram nesta conquista não só da administração, mas do município”, salientou.

‘Macaé será o município mais dinâmico do Brasil´, afirma Riverton

Os índices expressivos que o município vem contabilizando nos últimos anos, como o título de segunda melhor cidade brasileira para se trabalhar – segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em 2004 - estão, na avaliação de Riverton, sinalizando um futuro promissor para Macaé. “Tenho certeza que o nosso município será o mais dinâmico do Brasil, e não somente do Estado do Rio”, acredita o prefeito.

O prefeito citou, dentro da área de saúde, que irá ampliar o número de bairros cobertos pelo PSF (Programa de Saúde da Família), criar em anexo ao Hospital Municipal, um Hospital Infantil, além de dois hospitais que estão sendo construídos. “Pretendemos também aproveitar as instalações do Hospital Municipal para a criação de um Hospital Escola e trazer a Faculdade de Medicina em parceria com a Uenf”, assinalou, referindo-se à Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Segundo Riverton, dentro da área de educação, o município dará o suporte para a construção do Pólo Universitário, além de ampliar a Escola de Pesca do município, implantar a Escola Técnica Agrícola de Macaé na Região Serrana, construir a Escola do Trabalhador, entre outras ações.

Para o desenvolvimento do município, Riverton salientou que irá criar mecanismos para implantar o Pólo Industrial e o Pólo Tecnológico em locais diferentes, além do Pólo de Comércio e Serviços, que estará envolvido com os dois. A criação do anel viário também foi apontada por Riverton como uma estratégia para o desenvolvimento de Macaé e solução para o tráfego do município fluir, facilitando o deslocamento entre as áreas da cidade.