Macaé presente na Conferência Nacional do Idoso

06/04/2006 11:31:41 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Profissionais do Conselho Municipal do Idoso (Conim) e do Fundo Municipal de Assistência ao Idoso (Fundai) participaram da I Conferência Estadual da Pessoa Idosa, ocorrida nos últimos dias 27 e 28, no Rio de Janeiro. A gestora do Fundai, Cátia Crespo Schueler e a advogada Mônica Gonçalves irão a Brasília representar Macaé, junto com outros delegados do estado, na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em maio.

Na capital federal, o principal objetivo dos participantes será criar e construir a Renadi – Rede de Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. Na Conferência Estadual, representantes macaenses levaram experiências na criação e desenvolvimento de projetos voltados para o melhor atendimento da pessoa idosa na cidade. Também contribuíram com 33 deliberações provenientes da Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Macaé, que aconteceu no dia 23 de março, cujo principal tema foi o cumprimento do Estatuto do Idoso.

No Rio de Janeiro, também foram debatidos temas relacionados à construção da Renadi. “Na ocasião, houve palestras e debates conduzidos por profissionais experientes no trato com esta faixa etária”, contou a gestora do Fundai, Cátia Crespo Schueler.

Ela disse ainda que nesta Conferência Estadual foram eleitos 47 delegados para representar o Estado do Rio de Janeiro em Brasília, onde serão tratados temas em prol do idoso como: ações para efetivar seus direitos, com promoção, proteção e defesa; enfrentamento à violência; cuidados com sua saúde ; Previdência Social; Assistência Social e financiamento e orçamento público das ações necessárias para efetivar seus direitos.

Na Conferência Estadual, delegados eleitos na I Conferência Municipal estiveram presentes. Foram eles: Cátia Crespo Schueler, Sebastião Piraí (presidente do Conim), as conselheiras Marilea Ramos e Elaine Feitosa, a advogada Mônica Gonçalves e a assistente social Marilene Góes.

Segundo Cátia, o relatório final da Conferência Nacional será encaminhado aos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal. Além disso, o Procurador Geral da República e o Defensor Público da União também receberão o documento. “As esferas do poder municipal, estadual e Distrito Federal, além de entidades da sociedade civil que trabalham com questões do envelhecimento estarão presentes, em busca do melhor atendimento e qualidade de vida dos idosos, que tanto fizeram por nós e merecem uma vida digna e feliz”, enfatizou a gestora do Fundai.