Macaé programa atividades do Dia Mundial da Saúde

16/03/2005 11:47:50 - Jornalista:

A Secretaria de Saúde de Macaé, através de suas coordenadorias, está programando uma série de ações para comemorar o Dia Mundial da Saúde, no dia sete de abril. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Diogo, o objetivo do evento é mostrar à população como a Secretaria de Saúde está organizada. “A comunidade vai poder entender com mais facilidade o acesso ao sistema de saúde. No dia do evento, também vamos oferecer alguns serviços na área de

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

Prevenção - Esse ano o tema está relacionado à saúde materno infantil. Com o objetivo de reduzir mortes de crianças e as relacionadas a gravidez e ao parto, a OMS lança no dia mundial da saúde (07 de abril) um apelo para que governos, empresas, ONGs, comunidades e indivíduos reconheçam e que atuem para que toda mulher tenha o direito de uma gravidez e um parto fora de risco e que as crianças tenham direito a uma vida saudável.

Quanto ao tema deste ano a Secretaria de Saúde de Macaé vem desenvolvendo um conjunto de ações para atender a gestante de forma integral, começando pelo acompanhamento da mesma no pré-natal, onde também recebe orientações sobre aleitamento materno, priorizando a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê, pois atende a todas as suas necessidades.

O secretário ressalta, a importância das mulheres se conscientizarem em fazer o pré-natal, pois só desta forma serão evitados óbitos ou seqüelas de parto.