Macaé propõe integração regional em defesa do Parque de Jurubatiba

30/11/2021 13:24:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

Encontro foi realizado nesta terça-feira (30)

Ações conjuntas de proteção do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, através de iniciativas que possam integrar atividades de visitação e turísticas a programas de conservação do ecossistema, foram debatidas nesta terça-feira (30) entre representantes de Macaé e de Carapebus.

No encontro, o Secretário do Ambiente de Macaé, Juninho Luna, e o prefeito diplomado de Carapebus, Bernard Tavares, apresentaram ao chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, propostas de ações integradas entre os municípios para garantir a conservação da mata nativa e da fauna, permitindo também o acesso da população as áreas de visitação.

"Acreditamos que a visitação é uma estratégia de conscientizar a população das cidades que abrangem o Parque a proteger o nosso ecossistema. E firmar essa parceria com Carapebus é essencial para que possamos garantir que essa área seja preservada", destacou Juninho.

A reunião ajudou também a discutir propostas de controle e definição de atividades que serão liberadas, através de autorização de uso público, em espaços demarcados do Parque, que pertencem a extensão territorial das duas cidades.

"Essa é uma primeira reunião para a construção de várias ações que estamos planejando junto ao Parque, que envolverá várias secretarias do nosso governo. E o apoio de Macaé na construção desse planejamento nos ajuda a acertar nos nossos projetos", pontuou Bernard.

O chefe do Parque de Jurubatiba destacou a importância das cidades incluírem as atividades de visitação à Jurubatiba na programação de turismo, seguindo as regras de controle e prevenção do ecossistema local.

"O encontro com os representantes das cidades que compõem o Parque é importante para estreitar ações de preservação do Parque. O turismo consciente é necessário, e por isso precisamos do apoio das cidades para garantir que a atividade seja adequada as regras de acesso a nossa área", afirmou Marcelo.

Uma nova reunião será realizada junto aos representantes de Macaé, Carapebus e também Quissamã, cidades que pertencem a extensão do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Acompanharam a reunião o vice-prefeito diplomado de Carapebus, Borginho, e os integrantes da nova gestão da prefeitura de Carapebus que será empossada no próximo dia 28.


Fotos Relacionadas