Macaé recebe IV Seminário Regional de Segurança Pública e Guardas Municipais

09/10/2015 09:00:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Encontro discutiu políticas públicas e atuação dos guardas

O IV Seminário Regional de Segurança Pública e Guardas Municipais aconteceu, nesta quinta-feira (8), em Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O evento, com o tema "Guarda Municipal: Administrador de Conflitos", reuniu representantes de 60 cidades dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará. O objetivo foi discutir diversas temáticas da categoria e, ainda, promover o conhecimento e integração dos profissionais.

O encontro também marca a comemoração do Dia do Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro. De acordo com o coordenador do evento, Adilson Neves Pereira, guarda municipal de Macaé, a proposta foi compartilhar experiências sobre conflitos sociais, direitos humanos e cidadania. "Não tem como falar em segurança pública e não incluir o guarda municipal, já que ele realiza um papel de prevenção primária e, por isso, precisamos evoluir em algumas questões", frisou Pereira.

O seminário contou com um clico de palestras. A primeira abordou o tema "Derrubando Mitos sobre Armamento para as Guardas Municipais", com o palestrante Elvis de Jesus. Em seguida, foi apresentada a temática " Segurança Pública e seus Conflitos", dirigida por Maurício Domingues Naval. O palestrante Jobson Meirelles falou sobre "Trânsito e seus Conflitos". Logo após, Raphaell Dias discutiu "Conflitos, Competências e o Papel das Guardas Municipais". E para finalizar, Roberto Costa falou sobre "Ronda Escolar - Uma Aliada na Administração de Conflitos".

O secretário de Ordem Pública, André Luiz Ramos Monteiro, destacou o trabalho de parceria que a Guarda Municipal tem realizado com a Polícia Militar, como a a intensificação de patrulhamentos em diversos bairros de Macaé. "Administramos vários conflitos, mas a presença em alguns pontos estratégicos contribui com a redução de crimes como, por exemplo, furtos, assaltos, homicídios e outros", afirmou o secretário.

O evento contou, ainda, com estandes interativos para alunos da rede pública de ensino. Os projetos "Escola de Trânsito", do município de Quissamã, e "Cuca Fresca", de Búzios, e a Guarda Ambiental de Macaé também estiveram presentes. Além disso, um representante de cada município foi indicado para receber o Prêmio Destaque 2015 da Guarda Municipal. A ideia foi reconhecer os profissionais que se destacaram na sua categoria.

Campanha Solidária

O encontro também promoveu a campanha solidária “Um Gesto de Amor”, que arrecadou alimentos e fraldas dos participantes. A doação será feita à Casa do Idoso de Macaé. “Precisamos valorizar os idosos, pois são deles que herdamos sabedoria e a experiência de vida”, comenta Pereira.


Fotos Relacionadas