Macaé recebe o Fórum de Ouvidorias do SUS – Região Norte

17/04/2014 18:58:00 - Jornalista: Equipe Segov

Os fóruns têm sido realizados em parceria entre Ouvidoria Geral da Secretaria de Estado de Saúde e os municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, São João da

Essa semana foi realizada no município de Macaé a 5ª Reunião do Fórum de Ouvidorias do SUS – Região Norte. O encontro teve como principal objetivo fortalecer o debate na região sobre a importância da implantação e qualificação das ouvidorias públicas em saúde.

A Ouvidora da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, Márcia Lopes, apresentou as diretrizes pactuadas entre o estado e os municípios do Rio de Janeiro e, também, os relatórios das visitas técnicas realizadas nas Ouvidorias Municipais.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Ouvidoria Geral e da Coordenação de Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu os convidados do fórum no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório. O evento é itinerante e recebe dos municípios o suporte logístico para a realização dos encontros. Os fóruns têm sido realizados em parceria entre Ouvidoria Geral da Secretaria de Estado de Saúde e os municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Cardoso Moreira.

De acordo com Márcia Lopes, as Ouvidorias Públicas são instrumentos de gestão participativa que promovem a cidadania dentro das instituições de saúde. O Ouvidor Geral de Macaé, Eduardo Cardoso Damásio, ressaltou que o uso desta ferramenta deve ser estimulado por todos os órgãos da administração, para aperfeiçoamento e controle social das políticas públicas municipais.


Fotos Relacionadas