Macaé sedia Rally de Regularidade de Jeep

06/04/2006 18:13:58 - Jornalista: Renata Luz

Acontece nesta sexta-feira e sábado (07 e 08), a primeira etapa da X Copa Unijeep – 1ª Rally Serra Mar de Regularidade – Etapa Macaé. O evento tem o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte, Macaétur e Secretaria do Interior, além do apoio do Jeep Clube de Macaé.

A competição envolve jeep-clubes de todo o Brasil, que participaram de competições como: Transparaná, Rally dos Sertões, Rally do Agreste, Copa Unijeep, entre outros. A previsão da organização é que estejam participando da etapa Macaé cerca de 80 jeepeiros e 80 navegadores.

Na sexta-feira (07), haverá a largada promocional, a partir das 18h, na Praia dos Cavaleiros, com uma pequena cerimônia de boas vindas e show de artistas locais. Às 21h, se apresenta a banda Tribo dos Ventos e às 22h30, é a vez da banda Rock Revival, além da exibição de vídeos de off-rroad, barracas para organização e rampa de largada para apresentação dos jeep e jeep-clubes.

Na mesma ocasião os interessados farão as inscrições e receberão os adesivos necessários para cada jeep. Acontecerá também o sorteio da ordem de largada, às 10h de sábado, na Linha Verde.

A prova - O Rally se desenvolve por estradas, caminhos e trilhas do município e vizinhança (em um total de 80 km em cerca de 5 horas). Os competidores são guiados por uma planilha (espécie de mapas em quadriculas), onde contam referências por onde devem passar, os parâmetros de velocidade/tempo a serem cumpridos e distância a percorrer.

Os competidores largam um de cada vez em intervalos de 1 minuto. No itinerário há locais pré-estabelecidos de parada de descanso (os pilotos só conhecerão o percurso mediante a entrega da planilha). A classificação final é definida pelos PC’s (Ponto de Controle) onde, é anotado o tempo percorrido entre um ponto e outro, a velocidade e as faltas obtidas durante o percurso.

O encerramento da competição será na praia dos Cavaleiros, onde cada equipe que for chegando, estacionará seu veículo e irá para um almoço de confraternização, enquanto isso a organização faz as apurações definindo o resultado por categorias. A premiação será às 19h e logo após o show com a Banda C4 (pop rock).

São três categorias no total: Máster - Pilotos com mais de um ano de experiência, que já tenham passado pela categoria super-turismo (categoria de acesso); Super-Turismo - São os pilotos que pretendem fazer parte de todas as etapas do campeonato e assim chegar a categoria Máster; Turismo - Para pessoas que buscam conhecimentos em pilotagem off-road ou pretendem competir profissionalmente.