Macaé tem 68% do público-alvo imunizado contra a gripe

18/05/2018 11:56:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom

Campanha segue até 1º de junho em 31 unidades de saúde

Em Macaé, 33.990 pessoas já receberam a vacina contra a gripe, o que corresponde a 68% do público-alvo. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 50 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no dia 24 de abril e segue até 1º de junho.

A vacina está disponível em 31 unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A gerente do Programa de Imunização, Luciana Santos lembra que é importante levar a caderneta de vacinação. Os professores devem comparecer com o crachá ou contracheque, já os pacientes crônicos, a solicitação do médico.

A vacina contra a influenza é trivalente, protegendo contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a Influenza B. Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

O Ministério da Saúde priorizou os grupos mais frágeis e aqueles que têm maior risco de adoecer. O objetivo da vacinação é reduzir o número de casos graves e falecimentos, por conta de complicações da gripe.

Grupos prioritários

* Idosos com 60 anos ou mais;

* Profissionais de saúde;

* Povos indígenas;

* Professores das escolas públicas e privadas;

* Crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias);

* Gestantes puérperas (até 45 dias após o parto);

* Grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e população privada de liberdade.