Macaé terá Centro de Telemedicina e Educação Continuada

19/01/2006 17:21:44 - Jornalista: Marilene Carvalho

A prefeitura de Macaé vai inaugurar no dia 30 de janeiro o primeiro Centro de Telemedicina e Educação Continuada na Saúde do Brasil. A unidade está sendo preparada para realizar atendimento de emergência ao paciente à distância e em tempo real, além da descontaminação química ou biológica de vítimas. Com a tecnologia e aval do serviço de saúde inglês da Lancashire Ambulance Service, esse será o primeiro complexo da América Latina no atendimento a acidentes que envolvam múltiplas vítimas.

Na inauguração, a cidade vai receber autoridades brasileiras e internacionais, entre elas, o ministro britânico de Comércio e Investimentos, Ian Pearson.

Além das tendas móveis dotadas de toda estrutura necessária para a descontaminação química e/ou biológica de vítimas e de um moderno centro de treinamento robotizado, capaz de simular os mais diversos tipos de acidentes, o Hospital Público de Macaé contará ainda com cursos de capacitação profissional ministrados com a experiência de mais de dez anos do Centro de Treinamento Berkeley, a mais moderna instituição de ensino médico da América Latina, com base no Rio de Janeiro. O Centro será o único capaz de efetuar a descontaminação do vírus H5N1, responsável pela gripe aviária.

Tendas montadas em menos de 15 minutos serão utilizadas como salas de aula móveis e centros de descontaminação, podendo ser facilmente transportados. Este será o primeiro laboratório em parceria com a indústria petrolífera com simuladores reais de pacientes. O Curso de Trauma inaugura o treinamento no dia 31 de janeiro, com duração de oito horas. As aulas serão ministradas pelo anestesiologista e coordenador científico do Centro de Treinamento da Berkeley, Sergio Gelbvaks, e os doutores em cirurgia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo: Valdir Zamboni, Nilton Steiman e Adoniran de Mauro Figueiredo.

Com o auxílio dos Simuladores Reais de Pacientes - robôs que respiram, sangram e reagem a procedimentos médicos - os instrutores conduzem os alunos por cenários cuidadosamente programados para reproduzirem com exatidão as mais variadas situações da prática médica. A tecnologia trazida para Macaé propõe que o sistema de atendimento à distância funcione em centrais instaladas em uma plataforma da Petrobras e outra no Centro de Treinamento da Berkeley (Rio), conectadas ao Hospital Público Municipal de Macaé.

“Nosso compromisso é aperfeiçoar, cada vez mais, o serviço de saúde oferecido pelo município de Macaé”, disse o prefeito Riverton Mussi. Ele ressalta que a prefeitura tem investido em medicina preventiva e popular, mas que também é preciso investir em projetos e parcerias que utilizem alta tecnologia como forma de qualificar e ampliar ainda mais as especializações na área de saúde.

O Hospital Público Municipal de Macaé é estruturado com excelência em resolução por trauma, e a cidade de Macaé tem grande demanda neste tipo de atendimento, especialmente, em função da atividade offshore desenvolvida na Bacia de Campos. Esses fatores motivaram a diretoria do hospital a buscar conhecimentos sobre telemedicina fora do país. “Em outubro do ano passado, estivemos no Reino Unido com o propósito de melhorar nossos conhecimentos e buscar novas tecnologias no ramo da telemedicina. O atendimento à distância é algo que se faz necessário em Macaé”, constatou o neurocirurgião e diretor superintendente do hospital, Aluízio dos Santos Junior.