Macaé vai sediar seminário do Ministério da Saúde

02/03/2005 17:10:04 - Jornalista:

O Ministério da Saúde, através da coordenação geral de Vigilância Ambiental em Saúde, realizará no Teatro Municipal de Macaé nos dias 16 e 17 de março o seminário “Petróleo: Saúde, Ambiente e Sustentabilidade”. Segundo a líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores, Marilena Garcia, o seminário será oportunidade de aproximação entre o Governo Federal e o Município, além de uma tentativa de integrar a cidade no Programa Metrópoles Saudáveis, desenvolvido pelo Ministério das Cidades. A última reunião preparatória para o evento, realizada terça-feira (01/02), na Prefeitura, teve também a participação da subsecretária municipal de Educação, Leda de Limas Vieira Moraes, do subsecretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano, e da coordenadora do PACS/PSF de Macaé, Ana Cristina Machado Borges.

A escolha de Macaé não foi por acaso. A cidade vem sofrendo as maiores conseqüências de um acelerado processo de urbanização, gerado pela centralidade de todas as atividades de apoio desenvolvidas na Bacia de Campos. “A falta de informação da população aliada ao despreparo dos órgãos públicos para enfrentar o progresso crescente, culminou em graves agressões ao meio ambiente e situações de risco à saúde”, argumenta Marilena Garcia. De acordo com a vereadora, a Câmara Municipal propôs ao Ministério da Saúde a vinda do seminário, que tem o apoio do Ministério das Cidades, do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Macaé.

O seminário tem como objetivo a sensibilização para a necessidade do poder público local, em parceria com o poder público estadual e federal, de implementar políticas que promovam ambientes ecologicamente equilibrados, por meio do incentivo da ética ambiental. Serão discutidos os temas Plano Diretor, Agenda 21 local, Cidades Saudáveis, Promoção da Saúde, Atenção Primária Ambiental, Gestão Integrada em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde Ambiental. E ainda: Orçamento Participativo, Petróleo, Gás, Energia, Resíduos, Tecnologia e outros.

O evento irá reunir Governo (Poder Legislativo, Executivo e Judiciário); Setor Privado (Indústria e Comércio); Fóruns não governamentais; Centros de Pesquisas e Universidades. As inscrições serão abertas na próxima semana, através do telefone 2772-5064 ou do site: www.macae.rj.gov.br.