Mactran apreende táxis piratas

06/04/2006 16:03:42 - Jornalista: Catarina Brust

A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) já apreendeu 31 carros de passeio e vans que fazem lotada irregular no município. A equipe de fiscalização da Mactran, coordenada pelo chefe de trânsito da autarquia, coronel Aracati, atua em vários pontos da cidade, principalmente na região próxima à rodoviária. O que mais chamou a atenção dos fiscais foi o péssimo estado de alguns veículos apreendidos.

- A finalidade dessa fiscalização é retirar das ruas esses veículos irregulares que acabam atrapalhando o trânsito da cidade. Eles param em qualquer lugar. Outra preocupação nossa é em relação aos passageiros que correm o risco de sofrer um acidente por causa do péssimo estado de alguns veículos. Estamos pensando na integridade física dos usuários, explica Fernando Magalhães, presidente da Mactran, apontando para um táxi Santana , placa LJC 6733, do Rio de Janeiro, apreendido pela equipe de fiscalização. O veículo está com os pneus carecas, não possui maçaneta na porta da frente do lado direito e a lataria está avariada.

A Mactran realiza essa ação contínua de fiscalização no município, e já detectou, que a maioria dos veículos é do Rio e de Campos. Além disso, 80% dos carros e vans apreendidos são reincidentes. Ou seja, mesmo já tendo sido retidos, os motoristas insistem em trafegar irregularmente conduzindo passageiros. Os veículos apreendidos são levados para o depósito da Guarda Municipal e pagam multa de R$ 1mil e 702, mais a taxa de depósito de R$ 24 ao dia.

Segundo o presidente da Mactran, a prefeitura de Macaé quer combater severamente todo tipo de transporte irregular. Os veículos que estiverem contrários a Lei, continuarão a ser apreendidos.

- A Mactran está atenta aos táxis piratas. A prefeitura pede a esses motoristas que não venham a Macaé para não sofrerem constrangimentos posteriores – ressalta Fernando Magalhães.