Mais de cem empresas participam da Logística Offshore

29/08/2005 16:53:45 - Jornalista: Janira Braga

A II Logística Offshore – Feira Internacional de Produtos, Serviços e Soluções para Logística Offshore e Conferência Internacional de Logística Offshore - começa dia 13 de setembro e vai até o dia 15 no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Mais de cem empresas do setor de logística marítima voltada para a indústria do petróleo vão participar da feira, organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás Natural (ONIP) e pela Fagga Eventos, com apoio da prefeitura.

A solenidade de abertura da feira será dia 13, ao meio-dia. A primeira palestra começa às 14 horas, com o tema “Planejamento Estratégico de Peças de Reposição”, ministrada pelo professor Peter Wanke, do Centro de Estudos em Logística (COPPEAD/UFRJ). Às 15 horas será discutido o tema “Cenários de Demanda por Capacidade na Logística Offshore: Estágio Atual e Perspectivas Futuras para o Sul-Sudeste”, com o palestrante Ricardo Araújo, gerente geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento da Petrobras.

A partir das 16 horas, o primeiro painel do evento aborda “O Desenvolvimento de Mercado da Logística Offshore: Desafios e Oportunidades”, para discutir os impactos do cenário de crescimento das atividades de exploração de petróleo na perspectiva dos diversos atores envolvidos na disponibilização de recursos para a logística offshore, no sul e sudeste do país. O moderador do painel é o vice-diretor da COOPEAD/UFRJ, professor Kleber Figueiredo.

No segundo dia de evento, acontece às 14 horas a palestra “Fundamentos da Logística Offshore”, com o diretor do Centro de Estudos em Logística, Paulo Fleury. Em seguida, o case “Segmentação de Clientes em Serviços Logísticos”será apresentado pelo palestrante Pedro Serafim Filho, gerente de programação e contato com cliente da Petrobras.

“Experiência Internacional no Mar do Norte”é o case a ser apresentado em seguida, com o diretor da Brasco/Asco, Marcelo de Souza Nacif. Às 17 horas começa a discussão do próximo case, “Experiência Internacional no Golfo do México”, com o diretor da Alfanave Transportes Marítimos, Ricardo Chagas.

Na quinta-feira (15), último dia do evento, o tema “Programa de Excelência nas Operações de Transporte Aéreo e Marítimo” será ministrado a partir das 14 horas pelo gerente geral da Unidade de Serviços de Transporte e Armazenamento da Petrobras, Ricardo Albuquerque Araújo. Já às 15 horas será realizada a palestra “Benefícios Fiscais e Eficiência Logística”, com o palestrante Paulo Nazário, coordenador de projetos do Centro de Estudos em Logística.

O painel “Logística de Reposição de Bens pelo REPETRO” será o último da Logística Offshore e vai discutir a importância dos incentivos do REPETRO para a indústria de petróleo e seus fornecedores. O moderador é o secretário executivo do IBP, Álvaro Teixeira.