Matrícula de novos alunos termina nesta sexta-feira

18/01/2018 10:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Para a matrícula devem ser apresentados originais e cópias de documentos

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo de matrícula dos alunos atendidos na primeira e segunda fases da pré-matrícula. Os pais ou responsáveis, ou candidatos se maiores de idade, deverão comparecer na escola municipal em que serão atendidos, das 8h às 17h, com documentos específicos. A expectativa é receber cerca de 5 mil cadastrados, número registrado nas duas etapas do cadastro. Os alunos que serão matriculados são os atendidos na primeira etapa da pré-matrícula, realizada entre os dias de 06 a 24 de novembro e na segunda etapa, que ocorreu entre os dias 04 de dezembro a 15 de dezembro.

Para a matrícula devem ser apresentados originais e cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento, foto 3x4, original da carteira de vacinação atualizada, cartão SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

Os novos alunos da rede municipal vão iniciar as aulas no dia 6 de fevereiro. Eles vão estudar nas modalidades maternal I (dois anos), maternal II (três anos) pré I ( quatro anos ), pré II ( cinco anos) e Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio oferecido apenas na região serrana.

Cadastro reserva

Os responsáveis pelos candidatos não atendidos na primeira fase da pré-matrícula, que não tiverem com nomes incluídos no resultado da pré-matrícula, estarão automaticamente no cadastro reserva da rede municipal. O cadastro reserva ficará sob responsabilidade do Serviço de Cadastro e Movimentação de Alunos que fará a convocação ao longo do ano letivo de 2018.

O cadastro possibilita a chance de nova convocação, em caso de desistência de estudante ou abertura de novas vagas nas escolas municipais por conta de ampliação ou inauguração de unidades.

A rede municipal vai atender o aluno de acordo com a previsão de vagas calculadas no sistema informatizado, além do acesso à escola próxima da residência. Também será considerada a preferência ao candidato que necessitar de atendimento educacional especializado.

Caso a família optou pela matrícula do aluno em outra unidade escolar que não seja próxima da residência, o procedimento apenas será formalizado após integral atendimento de outros estudantes residentes nas proximidades das escolas e se ainda houver vagas remanescentes. A secretaria poderá alocar o candidato em outra escola municipal, caso não existam vagas.

O quantitativo de vagas oferecidas obedece aos seguintes critérios: número de salas existentes, capacidade física das salas de aula, previsão de alunos por turmas e vagas existentes disponibilizadas pelas unidades municipais.

O estudante que estiver cursando o 9º ano de escolaridade ou o ciclo V da Educação de Jovens e Adultos em escola municipal que não oferece o Ensino Médio, deverá requerer matrícula em outra rede de ensino.


Fotos Relacionadas