Médicos participam de curso para atuação em UTI

13/06/2018 14:42:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Procedimentos a tomar em casos clínicos em pacientes com débito cardíaco são abordados em aula

Depois de assistirem aulas com dois robôs manequins simulando o atendimento intensivo a um paciente internado numa Unidade de Terapia Intensiva, os médicos que participam do curso de capacitação de UTI, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, estão recebendo as orientações sobre os Fundamentos Básicos em uma unidade intensiva. A partir do curso, o município poderá credenciar, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), os leitos que foram ampliados na rede.

O próximo e último módulo do curso será ministrado no dia 11 de julho, sobre “Via aérea difícil”, também com o professor Joel Passos. Os médicos participantes atuam nas UTIs do Hospital Público de Macaé (HPM) e do Hospital São João Batista (HSJB). O objetivo é treinar as habilidades e o conhecimento deles para ampliar e melhorar o atendimento.

Durante toda esta quarta, das 8h às 17h, o professor Joel Tavares Passos orientou sobre casos clínicos em pacientes com débito cardíaco, quais os procedimentos a tomar, naturais e mecânicos, como os médicos encontram os pacientes numa UTI e como eles podem reagir aos métodos aplicados e outras questões que podem salvar vidas.

A capacitação terá um total de quatro cursos e faz parte de exigência do SUS para que o município credencie os leitos que foram ampliados. Todo o treinamento está sendo organizado e elaborado pela equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação.

O primeiro curso foi realizado no dia 14 de abril, sobre “Suporte neurológico grave”, ministrado pela neurocirurgiã e vice-coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Laila Zelkcowicz Ertler, e continuou no dia 5 de maio. Joel Passos, que tem experiência em Medicina Intensiva, usou os robôs na aula sobre “Suporte avançado de vida em cardiologia”.

Cada módulo habilita 25 médicos, que receberão o certificado emitido pela Secretaria de Ensino Superior.


Fotos Relacionadas