Medidas auxiliam a circulação de pessoas com deficiência

07/12/2016 11:07:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Prefeitura amplia pontos de acessibilidade, que podem ser usados inclusive por gestantes e idosos

Após a entrega das autonomias para exploração do serviço de táxi no município pela Prefeitura de Macaé aos licitantes vencedores da concorrência pública 032/2014, a cidade passou a contar com uma frota homologada de 179 táxis. Entre eles, seguindo o preceito de garantia à acessibilidade e à prática da cidadania, estão dois veículos adaptados para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Um deles já está em circulação e o outro recebe os ajustes necessários, em cumprimento ao prazo legal, para começar a rodar.

O veículo adaptado não possui “ponto fixo”, ou seja, o embarque pode ser realizado em qualquer um dos pontos de táxi da cidade. Além disso, o atendimento também pode ser solicitado pelo Rádio Táxi, por meio do telefone (22) 2772-6058 ou (22)99988-5835, sendo que o último funciona durante 24 horas por dia. Vale ressaltar que não há qualquer cobrança adicional por ser um táxi adaptado. O carro, modelo Fiat Dobló, tem cinco portas e conta com uma rampa metálica de acesso e fixador de cadeira de rodas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, lembra que, diante da demanda, as pessoas com deficiências físicas temporárias ou permanentes e também as pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, terão a possibilidade de utilizar o serviço com mais conforto. “Desta forma, estamos contribuindo para dar acesso a deficientes físicos, idosos, gestantes, acidentados e todos os cidadãos”, explica o secretário.

Outras ações – Nos últimos meses, a Secretaria de Mobilidade Urbana vem recuperando e pintando a sinalização das rampas de acessibilidade e das vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. A equipe responsável pela sinalização já realizou o reforço da demarcação, por exemplo em locais de grande circulação de pessoas, como as praças Washington Luiz e Veríssimo de Melo, no Centro.

O intuito com isso é, além de tornar visível os pontos de acessibilidade às pessoas com deficiência, fazer com que os condutores respeitem a sinalização. Até porque estas rampas facilitam o acesso, inclusive, de outras pessoas que desembarcam dos veículos ou estão transitando pelas ruas, como gestantes ou mães com carrinho de bebê e pessoas com dificuldades de locomoção, como os idosos, já que as calçadas têm altura mais elevada.