Meio Ambiente alerta sobre pesca ilegal camarão

28/03/2005 17:29:25 - Jornalista:

Criada há seis anos, a Lei Federal nº 9605, que estabelece a época do defeso do camarão, embora bastante divulgada, ainda é desrespeitada nos mares brasileiros. A pesca do crustáceo é proibida durante o período, que vai de 1º de março a 31 de maio. A reprodução que ocorre nesta época é a condição essencial para que os cardumes continuem disponíveis nos próximos anos, em estoques pesqueiros atraentes e economicamente viáveis. O equilíbrio entre a captura e os estoques dos cardumes depende, portanto, do nascimento de novos indivíduos.

Além de ser um aspecto vital para a manutenção da renda futura dos pescadores, a época de defeso é de grande importância para a busca permanente de condições ideais que garantam o equilíbrio ambiental. Mas, apesar da proibição, tanto a pesca amadora como a profissional ainda persiste durante o defeso, causando prejuízos aos próprios pescadores pela conseqüente diminuição dos estoques pesqueiros. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do setor de Fiscalização e Controle Ambiental, em ação conjunta com a força policial do Batalhão Florestal de Quissamã, continuará exercendo a coibição da pesca ilegal do camarão e apreendendo os estoques capturados nesta época.

A Secretaria de Meio Ambiente faz um alerta sobre esta questão, informando que fará incursões em três pontos de recebimento e venda de camarão, em Macaé, em operação surpresa que poderá acontecer nos próximos dias. Há cerca de duas semanas, em apenas uma incursão feita no terminal de pesca de Barra do Furado, em Quissamã, o Batalhão Florestal apreendeu duas toneladas da espécie sete barbas. O produto capturado é sempre destinado às instituições filantrópicas dos municípios onde ocorrem as apreensões.