“Mentes em Ação” falará sobre a convivência na escola

15/03/2019 15:37:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Reprodução Internet

Projeto apresentará o filme O Extraordinário, na segunda (18), a partir das 17h30

O projeto “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema” apresentará o filme O Extraordinário, na próxima segunda-feira (18), das 17h30 às 21h30, no auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária. A entrada é gratuita. Os debates serão sobre a escola, que pode ser um espaço de integração, mas também pode se constituir em um local de humilhação e intolerância. Os interessados precisam se inscrever, até o dia do evento, no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) ou pelo e-mail: cinemaedebate@macae.ufrj.br.

O filme foi lançado em 2017, com Julia Roberts como protagonista ao lado de Owen Wilson, Jacob Tremblay e Sônia Braga. É uma adaptação do livro homônimo escrito por R. J. Palacio que retrata o aprendizado diário de como se comportar em sociedade, principalmente na escola, que pode trazer resultados para o bem e para o mal.

A história é de um menino de 10 anos que nasceu com deficiências físicas e teve de passar por 27 cirurgias plásticas, o que o fez ser visto de forma diferente pelas outras pessoas. O preconceito é amenizado na família que o acolhe e com o lúdico baseado em Star Wars para mostrar a dor e a felicidade daquela criança. Extraordinário tem roteiros de Steve Conrad e Jack Thorne dirigidos por Stephen Chbosky.

Os mediadores do debate serão o coordenador do projeto, médico psiquiatra Joelson Tavares Rodrigues, professor adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da UFRJ-Macaé e coordenador do Grupo de Pesquisa “Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica”; a professora doutora Karla Santacruz, David Richer e Liz Silva Gonçalves.

O projeto é destinado a profissionais da saúde e educação, mas a comunidade interessada no tema pode participar. “Mentes em Ação” é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implementado em parceria com o CFCG, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.