Mestrado do Nupem terá vagas para profissionais da Educação

28/05/2019 11:55:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Podem se inscrever candidatos portadores de diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) abriu edital nº 188 para o processo seletivo 2019/2 com 28 vagas para o curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, sendo que nove vagas serão destinadas a profissionais da rede pública de Ensino Fundamental e Médio. As inscrições serão realizadas do dia 3 até às 23h59 de 25 de junho, através de e-mail proasd@nupem.ufrj.br ou ppg.proasd@gmail.com. A confirmação da inscrição também será via e-mail e o edital está disponível no site www.macae.ufrj.br/nupem.

Podem se inscrever os candidatos portadores de diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) oficial, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (MEC) ou estrangeira; ou apresentar documento oficial comprobatório da IES atestando a previsão da colação de grau até o início de agosto deste ano.

Os candidatos devem entrar em contato previamente com possíveis orientadores (lista de orientadores está disponível no site do PPG-ProASD), visando à elaboração do projeto de pesquisa, que é documento essencial para a inscrição no processo de seleção. Os candidatos devem estar cientes de que as atividades formativas necessárias para o curso, como o cumprimento de créditos obrigatórios, serão realizadas às terças e/ou quintas-feiras, no horário das 18h às 21h.

O Mestrado se estrutura em torno de três linhas de atuação: abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Ambientais; inovação em processos aplicados à saúde e meio ambiente; e técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental.

Serão três etapas: prova de leitura e interpretação de texto em inglês dia 1º de julho, das 18h às 21h; apresentação e avaliação do pré-projeto e análise do currículo, obedecendo a ordem de inscrição, de 2 a 4 de julho, mesmo horário; e análise de currículo e pontuação final, em 5 de julho. Os resultados do processo seletivo serão divulgados no mural da Secretaria do PPG-CiAC, a partir do dia 8 de julho, e também no site http://www.macae.ufrj.br/nupem/.

A organização é da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD) - que, em Nível Mestrado Profissional, é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4 - , e vinculado ao Nupem, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

O curso irá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2019 e tem como principal objetivo qualificar profissionais graduados que estão, preferencialmente, inseridos no mercado de trabalho. A ideia é que eles queiram aplicar o método científico através de uma abordagem multidisciplinar na área de Ciências Ambientais, na proposição de soluções de questões relacionadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Mais informações pelo telefone 2141.3982. O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, 764, no bairro de mesmo nome, atrás do Centro de Convenções.