Metas de elaboração do Plano Diretor começam a ser discutidas

02/03/2005 17:38:27 - Jornalista:


O Coordenador do Plano Diretor de Macaé, Hermeto Didonet, reuniu-se ontem, 01/03, com o secretário de Comunicação Social, Rômulo Campos, para traçar as primeiras estratégias de mídia que farão parte da implantação do plano no município. “A principal preocupação é com a participação da comunidade. Queremos abrir canais para que todos possam saber o que é o Plano Diretor e, também, possam cooperar na sua elaboração”, ressaltou Rômulo Campos.

Hermeto esclareceu que antes do efetivo lançamento da elaboração do Plano Diretor, a Coordenação está em fase de estruturação interna. “Estamos realizando reuniões internas, e nos estruturando para iniciarmos, efetivamente, a discussão de como será feito o Plano Diretor em Macaé”, disse Hermeto.

Na reunião, o secretário de Comunicação e o coordenador conversaram sobre a melhor forma de divulgação a ser adotado durante a elaboração do plano. A finalidade é mobilizar todos os segmentos da população na discussão do Plano Diretor.

O que é o Plano Diretor

A Coordenadoria do Plano Diretor foi criada pelo prefeito Riverton Mussi, seguindo o que determina a lei nº 10.257, de 2001, denominada Estatuto da Cidade. A lei estabelece “normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental”. O plano dotará o município de instrumentos de gestão capazes de enfrentar as necessidades da população, além de controlar e orientar o uso dos espaços, proporcionando nova ordem à expansão da cidade e ao desenvolvimento do município.