Milhares de pessoas participam do Ação Global

04/07/2005 14:05:59 - Jornalista: Sérgio Lopes

Milhares de pessoas participaram no domingo (03) do programa Ação Global, que aconteceu no estacionamento do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

O prefeito Riverton Mussi abriu oficialmente o evento, que a participação de alunos da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavarez Durval, acompanhado pelo coral da Petrobras. Estavam presentes ainda no palanque, o coordenador geral do SESI/SENAI, Alexandre dos Reis; o presidente do sistema FIRJAN/Macaé, Francisco Agostinho; os secretários de Educação, Milmar Pinheiro; de Trabalho e Renda, Claudio Bogado; o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi; representantes do Governo do Estado e outras autoridades.

Em seu discurso, o prefeito declarou estar feliz em poder participar da parceria com o sistema FIRJAN , Rede Globo e Governo do Estado para realizar um grande evento de cidadania como é o Ação Global. Riverton agradeceu ao sistema FIRJAN por tudo que tem sido feito no município. “Tenho certeza que esta parceria, que envolve todos os segmentos da sociedade, é uma parceria de sucesso”, afirmou.

O presidente do sistema FIRJAN, Francisco Agostinho disse o evento era uma grande oportunidade de dar acesso aos mais carentes de poder usufruir os serviços prestados. “Esperamos que a população macaense saia satisfeita e realizada daqui hoje”.

O coordenador geral do programa, Alexandre dos Reis, citou que todos estavam realizando um belo trabalho para atender ao máximo toda a população. “Esse projeto tenta resgatar a cidadania das pessoas, por ser um projeto de orientação. Todos os serviços são de extrema necessidade. É importante doar isso para as pessoas mais carentes da comunidade”.

Após a abertura, o prefeito os estandes instalados no estacionamento do Centro de Convenções. Cumprimentou diversas pessoas e distribuiu brindes às crianças. No estande da AMAC (Associação Macaense de Apoio aos Cegos) ouviu explicações do presidente da entidade, Marcos Passos, sobre a escrita em braile. Durante a conversa, Riverton disse o presidente que autorizou a secretaria de Obras iniciar a construção da futura sede da entidade. “O prefeito está enviando também à Câmara um projeto de aumento de verba para a manutenção dos funcionários da casa”, informou Marcos.

Ainda no estande da AMAC, o prefeito pediu ao secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, que inclua a entidade para ser interlocutora junto a CAET (Central de Atendimento Especializado em Trabalho) para implementação do projeto Pessoa Especial-Empresa Especial para inclusão social, através da empregabilidade de pessoas com necessidades especiais. “Nós vamos cumprir as diretrizes traçadas pelo no sentido de proporcionar mais empregos para a comunidade necessitada de Macaé”, ressaltou Bogado.

Ação Global - O Ação Global é um evento realizado pelo Sesi-RJ e Rede Globo, tendo como parceiros entidades federais, Governo do Estado, Prefeitura de Macaé e organizações não governamentais (Ong’s). Tem como objetivos mobilizar os segmentos mais pobres da população, possibilitando o acesso a serviços de utilidade pública e realizando ações dirigidas nas áreas de saúde, educação, lazer e cultura. Além disso, o programa pretende minimizar a falta de acesso da população mais excluída a direitos sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

E o caso de Elmo Maia, 50 anos, que está à procura de emprego. Para ele, o Ação Global é importante pela participação de várias comunidades. “Esse tipo de projeto facilita muito a vida do cidadão, porque não é sempre que temos dinheiro para retirar uma documentação”, disse.

Jaqueline Crespo da Silva, tem a mesma opinião. Estava feliz em participar do programa e ter a oportunidade de retirar documentos sem precisar pagar nenhuma taxa. “Também posso procurar um médico para cuidar da minha saúde e de minha família. Isso é muito legal”, comentou.

Os adolescentes Patrick de Oliveira Monte, de 13 anos e Isabella Martins Maciel, de 11 anos, disseram ser importante a população participar do programa, para aprenderem e ter conhecimento dos projetos educacionais. “Ficamos sabendo com ter uma boa nutrição, além dos vários projetos da prefeitura. E as crianças participam brincando, estudando e aprendendo o que é a promoção social”.