Ministério de Desenvolvimento escolhe Macaé para sediar Telecentro

02/12/2005 18:09:38 - Jornalista: Sérgio Lopes

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, participou nessa quinta-feira, dia 1º, às 9h, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília, da solenidade de Expansão da Rede de Telecentro de Informação e Negócios. O secretário representou prefeito Riverton Mussi no evento.

O evento foi comemorativo ao milésimo Telecentros instalado no país. Durante a solenidade Macaé foi escolhida pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para sediar uma unidade.

O projeto de inclusão de Macaé dentro da Rede de Telecentros do Governo Federal foi elaborado pelas secretarias de Ciência e Tecnologia junto com a de Indústria e Comércio, seguindo as orientações do prefeito Riverton Mussi. Após passar por um rigoroso processo de avaliação, o município se classificou entre os 30 escolhidos para sediar o empreendimento. “Este é mais um projeto que fará parte da implantação do Governo Eletrônico de Macaé, incluído no programa do governo municipal”, informou Jordan.

De acordo com ele, o local escolhido para instalação do primeiro Telecentro foi à base de Incubadora de Cooperativas que, inclusive, durante o anúncio da classificação de Macaé contou com a presença do secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado. O Telecentro será instalado, assim que a prefeitura receber os 10 computadores enviados pelo Ministério de Desenvolvimento.

Após a solenidade, o secretário de Ciência e Tecnologia se encontrou com os Ministros de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; e de Desenvolvimento Social de Combate a Fome, Patrus Ananias, quando discutiram a importância de Macaé no cenário nacional. Guilherme Jordan disse aos ministros que o governo municipal está preparando a cidade para, nos próximos anos, se tornar exemplo de gestão integrada com a realização de diversos projetos, visando a concretização do Governo Eletrônico.

– A conquista do Telecentro é mais um passo que está sendo dado pelo governo Riverton Mussi, na busca do desenvolvimento para todos os munícipes – afirmou o secretário.

O Telecentro de Informação e Negócios é um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e a distância, informações, serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento das condições de competitividade de microempresas e de empresas de pequeno porte, estimulando à criação de novos empreendimentos. Tem como objetivo a inclusão digital.

Segundo dados do Comitê Gestor de Internet do Brasil, 55% da população brasileira não tem contato com computador, 68% não acessam a internet e 35% não possuem meios para adquirir o equipamento.