Ministro anuncia ampliação do Aeroporto de Macaé

01/09/2014 19:30:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Flávio Sardou

Projeto vai contemplar pista para pouso de aviões de carga e terminais separados para passageiros e profissionais da indústria offshore

Após reunião nesta segunda-feira (1º), na sede da empresa Schlumberger, na área industrial de Novo Cavaleiros, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, disse que é preciso dotar Macaé de infraestrutura logística integrada para sustentar a perspectiva de crescimento que se vislumbra diante do cenário do pré-sal. Para isso, será feita a ampliação do Aeroporto de Macaé, sem que seja necessário desapropriar áreas, para pouso de aviões de carga e terminais específicos para passageiros e profissionais do setor offshore.

- As decisões aqui tomadas são fruto do trabalho da prefeitura, que mobilizou a indústria do petróleo, Infraero e empresas de aviação, entre outros. Estamos fazendo tudo para desburocratizar esse processo. Macaé é uma referência mundial quando se fala em petróleo e gás. Queremos torná-la mais competitiva e que cada vez mais empresas possam se instalar aqui. O pré-sal tem em Macaé um grande centro de referência no estado. O projetista que está fazendo o estudo de viabilidade técnica do aeroporto dará andamento, rapidamente, para fazermos a licitação e o encaminhamento para a área ambiental. Agora é mãos à obra - disse o ministro.


O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, disse ser este um momento histórico para o município.


- Foi uma reunião antológica. A presença do ministro no município mostra a sensibilidade com que o Governo Federal está lidando com a ampliação do Aeroporto de Macaé, que é o berço da indústria petrolífera e grita por mais infraestrutura. Ao lado do aeroporto teremos um porto e uma estrada municipal, a transportuária, além da ampliação das rodovias estadual e federal. A intenção é dotar o município de infraestrutura e logística integradas para sustentar a perspectiva de crescimento - pontuou o prefeito.


O presidente da Schlumberger no Brasil, José Firmo, que deixará o cargo para a posse de Stephane Vignet, fez uma apresentação da companhia antes da reunião com o ministro. A empresa, de origem francesa, está desde 1945 no Brasil, e sua maior base operacional no mundo está instalada em Macaé.


O subsecretário de Estado de Transporte, Delmo Pinho, fez uma apresentação sobre as alternativas de desenvolvimento do Aeroporto de Macaé. "O atual aeroporto é um mega heliporto, onde pousam alguns aviões, e que pode ser um grande polo de operação de cargas internacionais", disse.


A reunião contou ainda com a presença do presidente da Infraero, Antônio Gustavo do Vale, do superintendente do Aeroporto de Macaé, Hélio Batista, do diretor Comercial da Infraero, André Luiz Marques de Barros, representantes da Azul Linhas Aéreas, da Queiroz Galvão, do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), International Association of Drilling Contractors (IADC), Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), da Comissão Municipal da Firjan,e do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Julinho do Aeroporto.


A visita desta segunda-feira é um desdobramento da ida de representantes da gestão municipal a Brasília, no dia 20 de agosto, quando foram apresentadas, ao governo federal, as principais demandas do município relativas a infraestrutura, logística e suprimento da cadeia de óleo e gás.


Fotos Relacionadas