Missão Macaé-Angola planeja próximas ações

02/10/2005 20:03:22 - Jornalista: Sérgio Lopes

O coordenador de Comércio Exterior de Macaé, setor ligado à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Adolpho Moura e os empresários que fizeram parte da comitiva que foi Angola, na África, preparam os próximos passos da missão.

Segundo o coordenador, a comitiva está elaborando um relatório que será enviado para a Embaixada do Brasil, na Angola, e para o Itamaraty, em Brasília. O documento é bastante relevante porque, em especial, o Governo Federal terá conhecimento que Macaé alavancou uma viagem internacional para fomentar os negócios do setor petrolífero. “Existe a intenção da comitiva em ir a Brasília se encontrar com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan”, disse Adolpho.

O coordenador pretende mostra ao Ministro que Macaé pode se tornar uma boa opção de negócios para a Angola, que ainda tem um mercado aberto. No entanto, explica Moura, há uma série de dificuldades que deve ser ultrapassada. “Espero contar com o poder público para saná-las”, falou.

De acordo com Adolpho, o prefeito Riverton Mussi apresentou aos ministros angolanos o programa de seu governo, revelando a experiência de 30 anos do município em relação à exploração e produção de petróleo, os quais tiveram excelente impressão.

Nesta segunda-feira (03) uma comitiva liderada pelo vice-governador da província de Cabinda (Angola), Antônio Goma, e mais a vice-ministra do Urbanismo e Ambiente, Carla Maria Leitão Ribeiro Costa e os prefeitos da capital Cabinda, André Mingas e da Província de Catoldo, Macaia Tati, estará em Macaé. A delegação se reúne com o prefeito Riverton Mussi e o coordenador de Comércio Exterior de Macaé (RJ), Adolpho Moura.

O objetivo da comitiva, em Macaé, segundo Moura, é firmar parcerias técnicas na área de petróleo e gás. Há também um grande interesse dos angolanos em conhecer como se desenvolvem as relações entre o governo macaense com a Petrobrás, as empresas que lhes dão suporte e a comunidade.