Mudanças no Parque de Tubos são acompanhadas de perto

15/09/2014 18:23:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Os secretários de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, e de Manutenção, Célio Chapeta, acompanharam as alterações

Os secretários de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, e de Manutenção, Célio Chapeta, estiveram no Parque de Tubos na manhã desta segunda-feira (15) para acompanhar as alterações viárias implantadas. Na ocasião, além de monitorar o resultado obtido com a mudança, os representantes do Executivo se reuniram com o presidente da Associação de Moradores da Imboassica e com residentes do bairro.

- Esta é uma região bastante complexa e, com a abertura da Mc-088 e as alterações implantadas, as pessoas que trabalham no Parque de Tubos ou residem no entorno terão um ganho de até 30 minutos em seu deslocamento diário neste trecho. Isto faz uma diferença significativa para a qualidade de vida – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Neste primeiro dia, o trânsito fluiu sem maiores problemas, apesar das mudanças. Para isso, agentes atuaram na orientação dos condutores sobre as alterações, garantindo a fluidez e a segurança viária. Além disso, também foram utilizadas três viaturas, cinco motocicletas e equipamentos de sinalização indicando a proibição de conversão.

Modificações - Após as negociações da Secretaria de Mobilidade Urbana junto à Petrobras, o Parque de Tubos passou por importantes alterações viárias visando minimizar os congestionamentos. Uma delas foi a abertura do trecho da Estrada Municipal Mc-088 até a Rodovia Norte-Sul. Outras ações para diminuir os conflitos viários também foram adotadas.

O trânsito passou a funcionar da seguinte forma: o cruzamento em frente ao retorno para o Centro na rua paralela à RJ-106 (rua da entrada principal da Petrobras) foi fechado. Assim, o tráfego segue em mão única no sentido Imboassica, com conversão na via lateral ao Parque de Tubos (mão única), até o entroncamento com a via onde fica o estacionamento da Petrobras. Esta via está liberada em mão dupla até o entroncamento com a Estrada Municipal Mc-088.

A partir daí, os condutores têm duas opções: fazer a conversão na Estrada Melquíades Ribeiro Almeida, que permanece em mão dupla, para acesso a RJ-106 (indicado para quem vai para Rio das Ostras), ou seguir pela Mc-088 (liberada em mão dupla até a Escola Municipal Alceu Theodulo Jaccoud) até a Norte-Sul, onde seguirão em direção a RJ-106 e, posteriormente, poderão fazer a conversão para o Centro ou para Rio das Ostras.

Segurança – Durante a visita ao bairro Imboassica, também envolvido nas alterações, os moradores fizeram algumas solicitações. E, além da sinalização vertical e horizontal que já está implantada, foram instaladas ainda duas lombadas (quebra-molas) para maior segurança dos pedestres que fazem a travessia na Mc-088: uma logo após o entroncamento com a Estrada Melquíades Ribeiro Almeida e outra próxima a escola do bairro. Conforme a identificação das necessidades, outros dispositivos podem ser instalados futuramente.

- Apesar de aumentar o trânsito na região, a Prefeitura está ouvindo os nossos questionamentos e opiniões para uma maior segurança de quem mora no bairro – finalizou José Cláudio de Oliveira, presidente da Associação de Moradores da Imboassica.


Fotos Relacionadas