Mulheres do Setor Verde recebem certificado de Curso de Baby Sitter

13/07/2005 16:46:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O Programa Macaé Cidadão entregou na noite de terça-feira (12), na Escola Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamin, o Certificado de Conclusão do Curso de Baby Sitter a trinta mulheres residentes no Setor Administrativo Três, cor Verde - Aroeira, Botafogo e Virgem Santa, que foi mais uma iniciativa do Programa Macaé Cidadão visando a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho.

A idéia da realização do Curso no S.A - 3 partiu de solicitação das próprias mulheres residentes nas localidades do Setor quando suas residências foram visitadas pelos pesquisadores do Macaé Cidadão, na realização da Pesquisa domiciliar. A partir da solicitação e constatando a necessidade de qualificar essas mulheres para atender à demanda do município de profissionais capacitados para trabalhar com crianças em residências e creches, o Macaé Cidadão iniciou o Curso em 19 de abril, com as aulas acontecendo na Escola Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamin, na Aroeira, todas as terças–feiras, de 16h às 19h30.

O Macaé Cidadão levou semanalmente profissionais capacitados - psicólogo, enfermeiro, pediatra, nutricionista, advogado, pedagogo e um técnico representante da Incubadora de Cooperativas -, que orientaram as participantes através de palestras. Hoje, já qualificadas, as mulheres estão preparadas para trabalhar tanto em casas de famílias quanto em creches do município e estarão cadastradas na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para atenderem à demanda do mercado em mão-de-obra qualificada quando houver necessidade desse tipo de profissional.

Segundo Marilda Silva, uma das mulheres participantes, a participação no Curso superou suas expectativas.

– Comecei com uma expectativa menor, mas me entusiasmei, com a qualidade das palestras, que foram muito esclarecedoras. Para mim e para minhas companheiras todas as pessoas que lidam com crianças deveriam ter oportunidade de participar de um curso deste nível. Sugerimos que este Curso seja levado a todos os que trabalham, como auxiliares, com crianças nas escolas e creches do município – disse Marilda, que parabenizou o Macaé Cidadão pela iniciativa.

A coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, disse que vai encaminhar a sugestão do grupo à secretaria municipal de Educação, Milmar Madureira, para que ela estude a necessidade de levar o curso para esses profissionais.

Coordenaram o evento as profissionais do Programa Macaé Cidadão Elma Bichara Leigo e Márcia Coutinho Estulano. Este foi o terceiro curso de baby sitter que o Macaé Cidadão realizou nas comunidades dos Setores Administrativos. O primeiro aconteceu no S.A 5 - cor Rosa (Barra de Macaé, Ajuda) e o segundo, no S.A. 6 - cor Marrom ( Cabiúnas, Lagomar, Parque Aeroporto e São José do Barreto).

Além dos profissionais do Macaé Cidadão, participaram a diretora da Escola Parque, Renata Sobrinho de Oliveira, professores da Escola e o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Paraíso, na Aroeira, Ataídio Brás da Vitória.