Mulheres fazem a festa na Praça Veríssimo de Mello

09/03/2005 14:49:47 - Jornalista:

“Saldo positivo, além da expectativa”. Assim definiu o presidente da Fundação Social (FAS), Fernando Horta, sobre a participação da fundação durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, ocorrido na terça feira, 08/03, na praça Veríssimo de Mello. Com dois estandes montados para oferecer serviços gratuitos de corte de cabelo e manicure, as mulheres que prestigiaram o evento saíram da praça com o astral leve e mais bonitas.

Fernando Horta avaliou o saldo como um marco assistencial num espaço público, complementando que as ações sociais do município visam melhorar a qualidade de vida das famílias e prepará-las para o desenvolvimento, proporcionando o ingresso das mesmas ao mercado de trabalho.

Segundo dados fornecidos pela FAS, foram efetuados 35 cortes de cabelos e 34 serviços de manicure. Segundo a assistente social, Marilene de Souza Barros, que passou o dia prestando atendimento, foram superadas todas as expectativas. “A procura foi muito grande, principalmente por mulheres interessadas em fazer os cursos oferecidos pela fundação”, explicou.

No estande de informação sobre os cursos oferecidos - cujas inscrições serão abertas a partir do dia 14, no Centro de Qualificação Profissional -, centenas de mulheres procuravam pelos cursos de trabalhos manuais. “Estou torcendo para começar a inscrição. Pretendo fazer “corte e costura” e “pintura em tecido”. Dessa forma, vou poder ajudar meu marido nas despesas da família”, disse a dona de casa Maria Rosalina, de 35 anos.

Na tenda do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), o movimento também foi intenso. Cerca de 200 mulheres foram buscar informações sobre o procedimento a cerca da assistência a mulheres que necessitam de apoio. Advogadas e assistentes sociais deram as devidas instruções e elas deixaram o local satisfeitas.