Mulheres poderão fazer cursos voltados para a cultura

30/05/2005 18:10:08 - Jornalista: Alexandre Bordalo

As mulheres macaenses terão uma oportunidade de evolução cultural significativa. Todas as quintas-feiras, a partir do dia nove de junho, das 14h30min às 16h15min, o Solar dos Mellos será palco de cursos tratando de arte, decoração, história, literatura, música, teatro, psicologia, mitologia e outros temas. O projeto tem todo apoio da prefeitura de Macaé.

Segundo a idealizadora dos cursos, a professora de literatura Renata Buzak, o objetivo do Centro de Atualização da Mulher Macaense (Ceama) é levar cultura a mulheres dos mais distintos níveis sócio-culturais de Macaé. A faixa etária também é livre.

A palestra inaugural do curso será realizada na próxima quinta-feira, dia dois, às 14h30, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). Na ocasião, a psicanalista Sara Buzak falará sobre “A Mulher do Terceiro Milênio”, quando serão tratados assuntos como a mulher dos tempos passados à atualidade, suas conquistas realizadas e ainda a realizar.

Renata Buzak disse ainda que o Ceama vem de encontro às expectativas do secretário Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, o professor Ricardo Meirelles. “É objetivo dele fazer do Solar dos Mellos um museu vivo, um local de encontro da comunidade, onde temas culturais possam ser debatidos”, explica.

Em junho, serão discutidos os seguintes temas: “As Marias de Macaé”, curso ministrado pela professora de História Marcelina França; “Os Enigmas do Código Da Vinci”, quando o professor Carlos Alberto virá do Rio de Janeiro especialmente para falar do livro “O Código da Vinci”, de Dan Brown e “A Família Como vai?”, tema que será ministrado pelo psicanalista Aunir Pereira Carneiro.

“Futuramente formaremos um grupo de mulheres para viajar, conhecer museus, ir a eventos culturais e , inclusive, formar um coral”, conclui Renata. Ela tem vasta experiência em cursos voltados para o público feminino. Já foi professora na Universidade da Mulher, que funciona na Universidade Cândido Mendes, na Tijuca, Rio de Janeiro, e no Centro de Atualização da Mulher (Cam), em Ipanema e na Tijuca, entre outros.