Museu abre vagas para capoeira

07/08/2019 17:44:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

As matrículas estão abertas no Solar dos Mellos, no centro da cidade

Cultura, esporte, música e integração, isso é capoeira. Por isso, a Secretaria de Cultura de Macaé abre inscrições, nesta quinta-feira (8), para aulas gratuitas de capoeira com o Mestre Kiko e o instrutor Ramon do Grupo Macaé de Capoeira (GMac) no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé). Matrículas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na recepção do Solar, no Centro. As aulas, por faixa etária, serão oferecidas, às terças e sextas-feiras, das 18h às 21h. O projeto estreia na terça-feira (13).

Para a matrícula é necessário fornecer fotocópia de certidão ou documento de identificação, uma foto 3x4 e preencher a ficha de Declaração de Saúde. Os responsáveis pelos menores de 18 anos de idade precisam assinar ficha e acrescentar a fotocópia de seu documento de identidade. Até o final do semestre, para a participação no Batizado de Capoeira, os menores de idade deverão apresentar Declaração de Estudante.

As aulas para a faixa etária de 03 a 11 anos de idade serão das 18h às 19h30. Em seguida, das 19h30 às 21h, acontecerão as aulas dos alunos a partir de 12 anos. Não há limite de idade, distinção de gênero, ou de qualquer outro tipo para a prática da capoeira.

"O museu da cidade vem se transformando em um espaço plural, recebendo as mais variadas manifestações culturais. A capoeira no pátio do Solar dos Mellos, além de atender a um pedido da população, é uma forma de destacar a importância desta vertente que reconhecidamente é um patrimônio histórico cultural" frisa o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

"A capoeira é para todos, não restringimos ninguém. É uma filosofia para a inclusão social, para a melhoria da qualidade de vida e da saúde e para a formação de bons cidadãos, que respeitam uns aos outros", diz o macaense Mestre KiKo.

O Mestre de Capoeira da GMac, que trouxe para o município, em 2018, o terceiro lugar no Campeonato Estadual da modalidade esportiva, tem 30 anos de capoeira na cidade, atuando em vários projetos municipais nos bairros Parque Aeroporto, Aroeira, Visconde de Araújo, Barra de Macaé, Fronteira, Centro e em distritos da região serrana. Mestre Kiko disse que apesar de o principal compromisso do grupo ser a interação social saudável, pretende selecionar destaques para competir ainda este ano. “Vamos levar os praticantes com bom desempenho na capoeira e na escola e com boa disciplina com a família”, ressalta.

Para participar das aulas, o aluno deve trajar calças compridas confortáveis. Não é permitido shorts ou bermudas acima do joelho. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. As matrículas são presenciais. O telefone para outras informações é 2759-5049.


Fotos Relacionadas