Museu Itinerante de Matemática chega dia 31 em Macaé

22/05/2017 15:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Macaé sedia entre 31 de maio e 2 de junho o Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). Instituições interessadas em visitar a mostra devem se cadastrar até o dia 30 pelo endereço eletrônico lepem.iffmacae@gmail.com ou rafaela.reis@iff.edu.br. O município é o único da região a recepcionar a mostra, do Laboratório de Ensino de Geometria Itinerante (LEGI) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A expectativa é atender um expressivo número de estudantes da rede municipal, além de assistidos pelo Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) e de instituições como Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac) e Associação Macaense de Deficiente Auditivo (Amada). Cada grupo terá no máximo 50 alunos, com uma hora para visitação. A mostra vai acontecer dia 31 das 20h às 21h30. Já no dia primeiro de junho, a visitação será das 9h às 12h, 13h às 18h e 18h30 às 21h30. No dia dois de junho, a mostra segue das 8h às 12h no campus da IFF-Macaé, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, Imboassica.

O funcionamento do Museu Interativo Itinerante de Educação Matemática tem como objetivo a democratização e a popularização da Matemática. Um dos destaques é que a mostra é direcionada a estudantes com ou sem deficiência visual. As atividades foram adaptadas com recursos específicos para a educação inclusiva. O visitante será incentivado a sentir e pegar os objetos, brincar e experimentar.

São apresentadas atividades como quebra-cabeças, maquetes representando superfícies e sólidos geométricos, aparelhos de medição de comprimento e de área, jogos de espelhos para estudo de simetria e outras.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a vinda do Museu Interativo Itinerante de Matemática é uma chance para desmistificar o ensino da disciplina. “O período de maio é conhecido como o mês da matemática, nada melhor do que receber esta programação, que será fundamental não apenas para os alunos, mas para todos os educadores. Queremos trazer um incentivo a todos aqueles que acreditam na possível difusão nas escolas dos recursos desenvolvidos nas universidades”, destaca.

Programação

No primeiro dia da mostra, a abertura contará com apresentação do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM). Já das 19h às 20h, a coordenadora do Laboratório de Ensino de Geometria da UFF, a doutora em Educação, Ana Maria Kaleff, vai destacar o tema "Para que um Museu Interativo no ensino de Matemática?". A programação será aberta para educadores. Paralelo à mostra haverá formação para cerca de 70 profissionais da educação.