Nadador de 60 anos é destaque em travessia no mar

02/05/2016 10:40:00 - Jornalista: Raphael Bózeo

Foto: Guga Malheiros

Atleta de 60 anos supera limitação física e rouba a cena no Dia Esportivo do Trabalhador

Quase todos haviam completado a travessia de 750 metros na Praia de Imbetiba, uma das provas do Dia Esportivo do Trabalhador realizado pela Prefeitura de Macaé por meio da Fesporte, na manhã deste domingo (1º). Só uma pessoa ainda estava dentro d'água. Era seu Adriano Ramos Lima, senhor de 60 anos, que caminhava de braçada para a última colocação. Enquanto todos aguardavam o competidor, ele vinha na maior tranquilidade, nadando bem lentamente.

Ao deixar a água de forma bem demorada e chegar à superfície, uma grande surpresa. Seu Adriano tem o lado direito do corpo paralisado, e assim um dos braços e uma das pernas têm movimentos limitados. A potência nos membros é reduzida pela metade, mas a vontade de completar a etapa e superar limites certamente é dobrada. Virou um exemplo.

Cruzou a linha de chegada na última colocação, na lanterna, como se diz na gíria. Mas foi essa lanterna que iluminou a todos que ali estavam. Foi ovacionado como um verdadeiro campeão olímpico. Gritos, palavras de incentivo, aplausos e gente emocionada, até chorando. Ninguém recebeu tantos carinho como seu Adriano. Pegou a sua medalha, e com um sorriso largo no rosto, abraçou os amigos com a sensação de dever cumprido.

"Eu nasci já sabendo nadar (risos), sou baiano e sempre morei na beira do Rio. Tenho 13 medalhas, tanto de mar aberto quanto de piscina. Adoro isso", conta o nadador, morador da Princesinha do Atlântico há 30 anos, explicando que é uma rotina os seus feitos.

Adriano foi o grande personagem da Travessia na Praia da Imbetiba pela sua superação e exemplo. A prova foi uma das diversas que aconteceram neste domingo (1º), em homenagem ao feriado do Dia do Trabalhador.

A manhã começou com a corrida de 5km, com cerca de 300 participantes. Além de famílias e amigos, diversas equipes de corredores marcaram presença. O evento contou com professores, instrutores e boa estrutura montada.

Pela manhã, o dia ainda reservou uma caminhada de 2km e um passeio ciclístico. Já no fim, após o encerramento das atividades esportivas, uma apresentação de Capoeira mobilizou quem estava no local. Além disso, a Orquestra Popular de Macaé, da Secretaria de Cultura, se apresentou próximo à praia em um belíssimo espetáculo, encerrando as atividades.

À tarde, o Torneio de Tênis de Mesa recebeu atletas de diversas cidades da região, inclusive com dois campeões brasileiros. A competição adulta contou com 40 participantes e foi um sucesso. Cinco mesas foram montadas e com partidas simultâneas deixaram o nível de competitividade grande.

"Fizemos uma programação bem interessante e a presença grande de participantes superou as nossas expectativas. Uma manhã bem legal na Imbetiba, com corrida, travessia, caminhada e o passeio ciclístico, em homenagem ao Dia do Trabalhador", conta Thales Coutinho, presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).


Fotos Relacionadas