Nova Vida comemora conquistas na formação de mais de 100 jovens

18/12/2018 17:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Balanço foi apresentado durante encontro de fim de ano, nesta terça-feira

Durante o ano de 2018, o Programa Nova Vida contou com diversas atividades em prol da capacitação de seus integrantes. Nesta terça-feira (18), 110 meninos e meninas, com idades entre 14 e 17 anos, estiveram no Paço Municipal da Prefeitura de Macaé para o encontro de fim de ano. Na ocasião, vinte membros do programa receberam certificado do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e os jovens puderam dar testemunho sobre a importância do Nova Vida em sua formação.

Segundo o coordenador do programa, Douglas Fontes, os dois semestres de 2018 foram muito produtivos. Foram mantidas cinco parcerias para beneficiar os componentes do Nova Vida. O Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Pessoal (PDP), no qual conhecimentos sobre como fazer um currículo e se comportar diante de entrevista de emprego foram abordados.

O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) ofereceu a esse público cursos de inglês e noções básicas administrativas. A Faculdade Salesiana promoveu o projeto Papo-Reto para tratar de temas como bullying, sexualidade e outros.

"Mas foi com os pais que tivemos a 'Escola de Pais'. Nela, o psicólogo Marcello Santos orientou sobre inúmeras temáticas que a faixa etária dos 14 aos 18 anos vivem. Por exemplo, os conflitos familiares e comportamentais", disse Douglas.

Também neste ano os jovens tiveram oportunidade de terem aulas de canto e coral. Cinco jovens aprenderam a cantar em latim, graças à associação entre a Casa da Convivência, da Secretaria de Saúde, e o Programa Nova Vida da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Ainda houve Orientação Profissional, na qual 30 componentes do programa tiveram auxílio para encontrar a profissão ideal e eficaz para cada um. Isso se deu por meio de ligação com a Faculdade Salesiana. "Essa instituição de ensino promoveu encontro mensais para tratar a vida profissional, mercado de trabalho e outros assuntos afins", pontua o coordenador.

Benefícios para o presente e futuro

Para Isla de Brito, 17 anos, que atua na Procuradoria, a oportunidade que o Nova Vida lhe proporcionou é muito gratificante. "Muitos gostariam de estar nesse programa. É uma porta que a prefeitura nos oferece para abrir nossa mente e vermos o mundo do trabalho de forma diferente, no sentido de estarmos envolvidos nos setores onde atuamos", explica.

Já Gabriela Viana, 16 anos, ressalta que o Nova Vida preenche seu tempo de modo edificante. "Estou sempre aprendendo novas experiências que irão contribuir para minha formação profissional", completa a jovem que trabalha no setor de Recursos Humanos da prefeitura.

Processo Seletivo

Atualmente, são 110 membros do Nova Vida. Mas, em 2019, a previsão é a entrada de mais 500 adolescentes. "As entrevistas sociais estão em andamento. Já entrevistamos 277 pessoas. O processo seletivo é uma conquista social significativa", avalia Douglas.


Fotos Relacionadas