Nova Vida participa do curso de Informática da Educação

10/04/2019 10:33:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Aulas acontecem no Centro de Educação Tecnológica e Profissional

Preparar jovens para o mundo do trabalho, por meio do uso adequado das Tecnologias da Informação. Com base nesta proposta, a secretaria de Educação oferece o curso de Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias e Recursos Digitais para 54 jovens do Programa Nova Vida. As aulas iniciaram em março e a formatura está prevista para o dia 10 de julho desse ano. A atuação é da secretaria Adjunta de Educação Básica com parceria do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

As aulas acontecem no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep-Centro), onde funciona o laboratório de Informática do NTM, todas as quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 13h às 17h; e às quintas-feiras, das 8h às 12h.

A grade de conteúdo do curso oferece aos participantes: criação de conta, configuração para envio de e-mails e contatos no Gmail; elaboração de e-mail com técnicas de redação oficial; Internet – sites de busca e avançada; Ferramentas do Google, Google Agenda e Google Drive: compartilhamento de arquivos; Internet: segurança, como se comportar nas redes sociais; netiqueta; cyberbullyng; editor de texto: formatação de texto, salvar texto, PDF, copiar e colar.

Além disso, são trabalhadas citação da ABNT; editor de texto: elaboração de textos oficiais, redação oficial (memorando, ofício, circular); PowerPoint: apresentação eletrônica (criação, formatação e apresentação); PowerPoint: apresentação eletrônica - aprofundamento do conteúdo (álbum de fotos); conhecendo os tipos de vídeos (curta, longa-metragem); o que é roteiro?, planejamento e criação de vídeo, edição e finalização do vídeo criado; Planilha Eletrônica: conceitos básicos de célula, criação e configuração de planilha e fórmulas simples; Planilha Eletrônica: gráficos e tabelas.

O Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, Alex Bogado, destaca a participação dos jovens do Programa Nova Vida, num curso de ampliação de conhecimentos da era digital, pensando no seu uso no mercado de trabalho atual.

"O mais importante a ser desenvolvido neste curso são as competências voltadas ao mundo do trabalho que perpassam pela tecnologia e pela cultura digital. O aluno compreende a importância de conhecer recursos digitais fundamentais para a construção colaborativa da aprendizagem", ressaltou.

O Cetep-Centro fica localizado à Rua Alfredo Backer, 363, Centro.