Novo centro médico terá mais dez especialidades

06/08/2019 17:49:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: João Barreto

Consultas, exames e inscrições para o cartão SUS podem ser marcados

O Centro de Especialidades Médicas Dona Alba terá até o dia 14 mais dez especialidades, além do serviço de cardiologia com oito médicos, que começa nesta quarta-feira (7). O usuário da rede de saúde que deseja marcar consulta no novo Centro de Especialidades pode se dirigir ao local, que também faz marcação de exames e inscrições para o cartão SUS.

O Centro de Especialidades Dona Alba funciona com atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, ou seja, todos os serviços são agendados. "Os pacientes que vêm aqui já saem com consulta marcada quando há vaga imediata ou aguardam telefonema posterior, com data e horário da consulta", informou a gerente de assistência em saúde, Kelly Coura. A marcação de consultas obedece a ordem de chegada de pacientes de toda a rede, que inclui também as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), Centro de Especialidades Dr. Moacyr Santos (Barracão) e Centro de Especialidades Madre Tereza de Calcutá.

Para marcação de consultas e exames é necessário apresentar encaminhamento original, cartão SUS e comprovação de residência em Macaé.

Com cerca de cinco mil metros quadrados, o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba dispõe de 38 consultórios e até o dia 14 abrigará as especialidades de neurologista, infectologista, hematologista, nefrologista, endocrinologista, alergista, pneumologista, além de assistência social, psicologia e nutrição. Outras 13 especialidades médicas serão disponibilizadas até setembro.

Os atendimentos de cardiologistas, que serão prestados no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, são de pacientes que disponibilizaram seus nomes anteriormente no sistema. "Mas como o local é grande, vamos conseguir colocar mais profissionais para trabalhar e ampliar o número de consultas", comentou a gerente de assistência em saúde.

População começa a marcar consulta

A professora estadual aposentada Zilai Moreira compareceu, na tarde desta terça-feira (6), ao novo espaço de saúde de Macaé, inaugurado no dia 29, aniversário da cidade. Dona Zilai marcou consulta com endocrinologista para fazer o acompanhamento periódico do seu pós-cirúrgico, que foi a retirada da tireoide.

"O espaço é excelente, vim na inauguração porque trabalhei na malharia Bariloche, que funcionava aqui e o atendimento que tive na marcação foi ótimo. Tenho certeza que dará certo", comentou a professora.

A moradora da Ajuda, Marcele de Souza, foi ao Centro de Especialidades marcar exames para a filha. "Consegui marcar todos, o atendimento é rápido e o espaço ficou muito bom, amplo e bonito", opinou.

A prefeitura esclarece que todas as consultas marcadas para o Barracão e o Madre Tereza permanecem nos locais, com exceção de cardiologia. Os encaminhamentos feitos nas unidades de ESF são feitos pelos profissionais do ESF, não necessitando que o usuário solicite a consulta. O Centro de Especialidades Médicas Dona Alba funciona na Rua Governador Roberto Silveira, 108, Centro.


Fotos Relacionadas