Novo sistema de cadastramento imobiliário facilitará a vida do contribuinte

06/04/2006 16:45:05 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Seguindo a proposta de implantação do governo eletrônico, a secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) apresentou o novo sistema de recadastramento e cadastramento imobiliário (Dorcan) de pessoas físicas e jurídicas que passará a ser feito via web. O sistema foi apresentado aos contadores na manhã desta quinta-feira (06), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).

O preenchimento online facilitará a vida do munícipe, relata o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan. “Evitaremos idas desnecessárias do cidadão à secretaria de Fazenda”, diz.

Esse novo sistema é para atualizar dados que, segundo o secretário da Fazenda (Semfaz), Cassius Tavares, serão cruzados com as informações do antigo cadastro.

Para o presidente da Associação Macaense de Contabilista, Jorge Rocha, esse sistema vai ajudar a reduzir o tempo do trabalho, principalmente, para a concessão de alvará. “A própria característica de Macaé necessita disso, já que trata de um mercado dinâmico, onde as empresas precisam cada vez mais ganhar tempo”, explica Rocha.

O novo sistema ainda não tem data para entrar no ar. Segundo Jordan, um link será criado dentro da página da prefeitura. Jordan lembra que todo o sistema foi elaborado de forma simples para poder ser acessado por qualquer usuário.

Um dos recursos implementado no sistema está na hora da verificação do CNPJ. “Senão for válido não será aceito no sistema”, esclarece Jordan. A cada cadastro feito será fornecido um número de protocolo. Com ele será possível fazer alterações necessárias. Em cada tela, haverá um help (ícone para auxiliar o usuário em caso de dúvida).

O novo sistema permitirá ao usuário dar uma pausa no preenchimento e retornar em outro momento sem prejuízo ao trabalho. Para isso, basta salvar as informações. Ao retornar o usuário deverá apenas informar o número do protocolo.