Novo sistema de limpeza nas ruas de Macaé

13/07/2005 17:08:13 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Os serviços de limpeza, varrição, roçada, remoção manual e mecânica e caiação executados pelos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp) foram todos redimensionados. Desde o início da semana, os trabalhos estão sendo realizados em vários bairros da cidade ao mesmo tempo.

Como suporte à nova dinâmica de trabalho, foram contratados mais varredores e equipamentos. “Adquirimos caminhões basculantes, ceifadeiras (roçadeira) e retroescavadeiras”, diz secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos. A cidade foi dividida em três grandes áreas, com postos avançados em cada uma das áreas. Os materiais ficarão guardados nesses postos o que vai facilitar o deslocamento do trabalhador até o local de trabalho de forma mais rápida.

O novo sistema de trabalho nas ruas do centro da cidade se difere dos bairros periféricos, onde a limpeza será feita em dias alternados. No entanto, adianta Delorme, a equipe estará no bairro atendendo em ruas diferentes. A única ressalva será nas ruas onde houver comércio, escolas e igrejas, cuja limpeza será diária. A nova metodologia vai beneficiar um serviço mais ágil e com qualidade aos macaenses.

Os resultados poderão ser percebidos pela população em um mês. No entanto, vale ressaltar que a participação das pessoas nesse processo é o que vai determinar o sucesso desse projeto, disse Delorme. Para isso, é necessário que as pessoas colaborem, acondicionando o lixo em sacolas plásticas e o coloque na rua no horário determinados para coleta.