Novos conteúdos mantém rotina de estudo para alunos da rede municipal

26/05/2020 10:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

Entrando na 10ª semana de estudos não presenciais, estudantes do 1º ao 9º ano e Ensino Médio das escolas municipais estão recebendo novos conteúdos pedagógicos no blog www.educacaonaopara.com. A meta é contribuir com a rotina de estudos do aluno. Independente da escola, as atividades on line têm caráter complementar e são direcionadas a todos que estão matriculados na rede municipal. A campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado" é considerada uma das principais ações do período de suspensão de aulas por oferecer diversas estratégias de ensino remoto, por conta período de quarentena, em função da Covid-19.

No blog, os alunos do 1º ao 5º ano, por exemplo, contam com semanário, ou seja, rotina de estudos para três vezes ao dia. A primeira é a leitura, que contribuí com o imaginário, na reflexão e pensamento a outros lugares e contextos, enriquecimento do vocabulário, uso da linguagem e habilidades para compreensão. De acordo com a Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, para os alunos do 1º e 2º ano de escolaridade são indicados links de leitura, que necessitam do acompanhamento do responsável. Já os que estudam do 3º ao 5º ano já contam com leitura de forma independente e podem se dedicar de forma autonôma", observa.

A segunda dinâmica destacada para os alunos dos anos iniciais é a escrita, voltada ao desenvolvimento de diferentes componentes curriculares que, segundo a Superintendente de Ensino Fundamental, deve ser feita no caderno, pois no retorno às aulas o material deverá ser apresentado e trabalhado em sala de aula. Finalizando, a terceira atividade deve ser prazerosa e pode ser destacar o lúdico, pesquisa, física, jogos pedagógicos, arte e reaproveitamento de materiais.Já os alunos do 6º ao 9º ano, contam um cronograma de duas atividades diárias ligadas aos componentes curriculares. Eles se dividem nas disciplinas de Lingua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Matemática I e II, História, Geografia, Artes, Ciências, Inglês e Educação Física.

Na plataforma virtual também são exibidos exercícios para os alunos do Correção de Fluxo Escolar e Educação de Jovens e Adultos (Eja). Quem está matriculado no Ensino Médio tem acesso a sugestões de links e exercícios de disciplinas como Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Oficina de Redação e Interpretação de texto. O blog também conta com uma nova grade de sugestões de atividades para Educação Infantil e para os atendidos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) e Pré-Vestibular Social.

"Agradecemos aos pais e familiares dos alunos que, neste período de distanciamento social, estão acompanhando os estudos, dando suporte e compreendendo a importância das atividades não presenciais. Também não podemos esquecer do empenho dos coordenadores pedagógicos, equipe do NTM, professores, orientadores e gestores que fazem acontecer o blog Educação Não Para", destaca Balade Aref.

O material também é exibido no aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, elaborado pela equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. Já o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) também está com o blog http://cetep2020.blogspot.com para atender os estudantes matriculados nos cursos gratuitos presenciais de qualificação, capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social.