Novos membros tomam posse no Conselho de Assistência Social

18/01/2018 15:54:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

Onze conselheiros e cinco suplentes tomaram posse no Comas

Onze novos conselheiros e cinco suplentes, representantes do governo municipal e da sociedade civil, tomaram posse nesta quinta-feira (18), no auditório do Centro Administrativo Luis Osório (Cealo), para integrarem o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), durante o biênio 2018/2020. A proposta é dar continuidade ao processo de controle social, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no município de Macaé, no contexto do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os certificados foram entregues pelo vice-prefeito, Vandré Guimarães.

- O cidadão deve entender seu papel na sociedade e participar de forma ativa, fortalecendo, assim, o exercício da cidadania. O trabalho do conselheiro de assistência social é fundamental nesse processo. Que os novos conselheiros possam exercer a verdadeira função de agente de controle social do município de Macaé -, pontuou Vandré.

De acordo com o atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juarez Ribeiro Maciel, os conselheiros de assistência social tem como base a participação social, a democracia, a universalização dos direitos e a ampliação da cidadania.

- Para que esse mecanismo funcione, efetivamente, como órgão de controle social, é preciso que a sociedade civil seja atuante e conhecedora de suas atribuições. A responsabilidade é de todos -, destacou.

Juarez ainda acrescentou que, ao todo, são 36 novos conselheiros, 18 titulares e 18 suplentes. Os 14 ausentes na cerimônia desta quinta-feira vão tomar posse em um ato interno. Em breve, também haverá uma reunião para eleger o novo presidente do conselho.

Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)

O Comas tem como função acompanhar a política de Assistência Social do município, com repasse dos recursos do Governo Federal, aprovação de prestação de contas e realização de pré-conferências com todos os bairros, realizando reuniões ordinárias e extraordinárias.

O conselho também recebe denúncias de quem não tem seus direitos assistenciais garantidos. O Comas fica localizado na Casa dos Conselhos, à rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro, das 9h às 17h.

Conselheiros empossados

Representantes da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

· Titular - Michele Carvalho de Souza Ramos

· Titular - Camila da Conceição Rocha Delfino

· Suplente - Livia Vieira da Silva

· Titular - Aline de Souza Gonçalves

Secretaria Adjunta de Planejamento

· Titular - Marta Moraes de Oliveira Murteira

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Macaé (Apae)

· Titular - Natali Giovanna Pinto de Souza

· Suplente - Jocianne Martins Cotts de Santana

Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac)

· Titular - Creilton Sardinha

· Suplente - Michaelson Herald Sobreira Neto

Portadores da Alegria

· Titular - Renato de Azevedo Marques

Usuários da política de assistência social

· Titular - Alexandre da Silva P. Porto

· Suplente - Iris Cunha da Cruz

· Suplente - Yasmin Felicia C. Emerick

· Titular - Silvio Ouzias dos Santos

· Suplente - Marcos Andrade Moreira

Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro

· Eliana Monteiro Feres


Fotos Relacionadas