novos pontos de coleta de eletroeletronicos sao implantados

04/06/2018 18:22:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Instalação de quatro pontos a mais de entrega abre Semana do Meio Ambiente

Abrindo a Semana do Meio Ambiente em Macaé, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) instalou quatro novos pontos de entrega voluntária de resíduos eletroeletrônicos, na tarde desta segunda-feira (4). Agora também são locais de recolhimento o Mercado de Peixes (Centro), o Centro de Convivência (Posto 2 dos Cavaleiros), a Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Praça da Ampra) e o Colégio Municipal da Aroeira (Aroeira).

- A entrega destes produtos inutilizados será fruto da consciência e da sensibilidade da população, que contribuirá de modo seguro e mais efetivo - disse o secretário da pasta, Gerson Martins.

A destinação correta dos eletroeletrônicos oferece aos munícipes e aos órgãos da administração pública uma alternativa ambientalmente adequada até que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implementem a logística reversa no município.

Em 2017, foram recolhidos e encaminhados para reciclagem, 3.989 quilos de resíduos eletroeletrônicos, no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na sede da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que fica na avenida Rui Barbosa, 1.725 - Alto dos Cajueiros.

O resíduo eletroeletrônico é composto por baterias, pilhas, equipamentos de informática e de telefonia, fios, cabos e materiais afins. Segundo a coordenadora do Setor de Resíduos Sólidos da Sema, Gabriela Certório, esses produtos não devem ser jogados no lixo comum quando chega ao fim sua vida útil. "Eles possuem substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente em suas composições. Por isso, é necessário disciplinar o descarte e a destinação dos eletroeletrônicos", justifica.

A reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias-primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental. Para o descarte de grandes volumes, o interessado deve ligar para 2772-3571 ou 2772-3377.

Distribuição e plantio de mudas na programação

A Semana do Meio Ambiente em Macaé conta com diversas atividades com foco na sustentabilidade. A programação começou na segunda-feira (4) e seguirá até sábado (9), com distribuição de mudas, exibição de filmes ecológicos, palestras, além da finalização de plantio do corredor verde na avenida Evaldo Costa, no bairro Sol Y Mar.

A iniciativa acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. As atividades são coordenadas pela Sema. Nesta segunda-feira (4), houve distribuição de mudas da Mata Atlântica na base operacional do Sana, ação que se repetirá no local na sexta sexta-feira (8).

Atividades durante a semana

A programação seguirá nesta terça-feira (5), com caminhada didática, plantio de mudas nativas, apresentação musical da Banda Marcial do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna e do Coral da Escola Municipal Olga Benário Prestes, no Parque Natural da Restinga do Barreto, a partir das 9h. No mesmo horário terá CineAmbiental no auditório do Paço Municipal. A exibição será repetida às 14h no mesmo local. Às 10h, a base operacional do Sana receberá a palestra “Compostagem”.

Na quarta-feira (6), a partir das 9h, será a vez do mutirão de limpeza na praia do Parque Natural da Restinga do Barreto. Entre 10h e 13h haverá exposição do projeto “Resgatando o passado, semeando o futuro”, oficina com materiais reciclados e teatro de fantoches da Liga da Preservação: Guardiões da Natureza, na base operacional do Sana.

O Parque Natural da Restinga do Barreto receberá caminhada didática, por meio da prática de slackline, na quinta-feira (7), a partir das 9h, e, às 15h, partida de futebol feminino do grupo Monarcas do Engenho da Praia. A palestra “Mata Atlântica: características e importância” será às 10h, na base operacional do Sana.

No sábado (9), às 15h, haverá enriquecimento florestal com plantio de espécies nobres da Mata Atlântica em parceria com o projeto Mães Orgânicas de Macaé, no Parque Natural Atalaia.


Fotos Relacionadas